Europa
Fotografia: CP

Está aberta, até 26 de outubro, a fase de candidatura aos 60.000 passes ferroviários gratuitos para viagens na Europa que vão ser disponibilizados pela Comissão Europeia a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 20 anos, no âmbito da iniciativa DiscoverEU.

Os candidatos escolhidos poderão viajar pela Europa por um período máximo de 30 dias, entre março de 2022 e fevereiro de 2023, com as despesas de transporte suportadas pela Comissão Europeia. Considerando a “incógnita” da evolução da pandemia, os participantes terão reservas flexíveis, sendo que a data de partida pode ser alterada até ao momento de partida.

Esta fase de candidaturas está aberta aos jovens europeus, nascidos entre 1 de julho de 2001 e 31 de dezembro de 2003. Excecionalmente, os jovens de 19 e 20 anos de idade também podem candidatar-se, uma vez que as fases de candidaturas em que podiam participar foram adiadas devido à pandemia de covid-19. A cada Estado-Membro é atribuído um determinado número de passes, baseado na sua população, proporcionalmente à população total da União Europeia.

Para participarem, os jovens têm de responder a um questionário de escolha múltipla sobre a União Europeia e outras iniciativas da UE dirigidas aos jovens. Uma pergunta adicional convida os candidatos a fazerem uma estimativa do número de pessoas que se irá candidatar nesta fase. Quanto mais próxima da resposta correta for a estimativa, maior é o número de pontos que o candidato recebe. Isto permitirá à Comissão estabelecer uma classificação dos candidatos. A Comissão oferecerá passes de viagem aos candidatos de acordo com a sua classificação, até se esgotarem os bilhetes disponíveis.

Os candidatos selecionados podem viajar sozinhos ou em grupos de cinco, caso todos se encontrem dentro da faixa etária elegível. “Para reforçar as viagens sustentáveis – e, deste modo, apoiar o Pacto Ecológico Europeu – os participantes na iniciativa DiscoverEU viajarão predominantemente de comboio. No entanto, a fim de assegurar um amplo acesso em toda a UE, os participantes podem igualmente utilizar modos de transporte alternativos, tais como autocarros, ferries ou, excecionalmente, aviões. Desta forma, os jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas também têm a possibilidade de participar”, indica a Comissão Europeia.

As incrições podem ser feitas aqui até às 12h de 26 de outubro.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *