Estatuto editorial

ESTATUTO EDITORIAL

IMEDIATO – Jornal Regional é uma publicação periódica de informação geral e de âmbito regional, que tem por objetivo servir a comunidade onde se insere através da sua publicação impressa e online.

O IMEDIATO, na edição quinzenal impressa ou na edição diária online, em quaisquer dos formatos, informará os seus leitores, orientado pela sua cultura de rigor (descrita no seu processo produtivo) e criatividade editorial, pela procura da originalidade e sem qualquer dependência de ordem ideológica, política, religiosa ou económica.

O IMEDIATO, nas suas edições, procurando corresponder aos anseios da população e das instituições dos territórios que serve, disponibiliza uma informação abrangente, generalista, cobrindo os mais diversos campos de atividade.

O IMEDIATO esforçar-se-á por acompanhar as modernas técnicas de disponibilização de informação; por otimizar os seus recursos e, sem perder de vista o alcance das suas publicações no espaço e no tempo, por garantir uma informação contextualizada e completa em cada uma das suas publicações.

As opções editoriais do IMEDIATO compreendem, especialmente, a seleção dos conteúdos, a importância dos mesmos e, em certa medida, a própria definição da estrutura das suas edições; esta última assentará numa lógica duradoura, mas não estática, que se ajusta à vida da sociedade em que se insere e às suas próprias limitações técnicas, financeiras ou outras.

No IMEDIATO, as opções editoriais, respeitando a estrutura das suas edições, hierarquizam-se pelos seguintes critérios:

  • Originalidade/exclusividade
  • Abrangência (de ordem territorial e/ou temática)
  • Atualidade e relevância social

Cumprindo a sua função informativa, o IMEDIATO deverá contribuir para a formação de uma opinião pública esclarecida, informando os seus públicos com o máximo pluralismo, com rigor na linguagem, com a isenção editorial e objetividade das suas matérias.

IMEDIATO promoverá o pluralismo de opiniões e pauta o exercício da sua função informativa dentro dos limites que regem a atividade, assegurando, entre outros:

  • o respeito pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos seus jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores.
  • o direito de resposta e retificação, nos termos da lei.