Seroa / Paços de Ferreira
Museu Etnográfico de Seroa foi um dos projetos aprovados. Fotografia: JF de Seroa

Foram aprovadas as candidaturas para a aplicação de fundos comunitários em três projetos no concelho de Paços de Ferreira: a construção de um Museu Etnográfico em Seroa, a recuperação do Parque dos Moinhos, em Arreigada, e um conjunto de intervenções na milenar Citânia de Sanfins.

As verbas comunitárias foram obtidas em concursos intermediados pela Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa e diferenciam no valor em questão.

A Junta de Freguesia de Seroa viu aprovada uma candidatura para a requalificação da atual sede do Rancho Folclórico e para a criação de um Museu Cultural e Etnográfico e de uma Videoteca.

Segundo Rui Barbosa, o objetivo é preservar a história da aldeia, intimamente ligada à cultura agrícola. Para tal, este projeto, que representa um investimento de cerca de 100 mil euros, vai exibir espólio do Rancho Folclórico, bem como peças históricas oferecidas por populares.

Também a Junta de Freguesia de Frazão e Arreigada viu valiado um apoio para a requalificação do Parque dos Moinhos, situado em Arreigada.

Além da recuperação do património existente no local, a Junta de Freguesia pretende melhorar os acessos e os muros que conduzem o leito do rio e criar um museu sobre o ciclo do pão, especialmente destinado aos mais jovens. O projeto vai exigir um investimento de 132.965,50€, financiado a 85%.

Já a Câmara Municipal de Paços de Ferreira recebeu “luz verde” para a dinamização de intervenções no acesso à Citânia de Sanfins e na zona envolvente.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *