destaque ministra 1
Ministra da Agricultura - Maria do Céu Albuquerque

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, esteve na região esta sexta-feira e visitou a empresa penafidelense PEC Nordeste, de produção de carne, e a exploração agrícola de hortícolas de Alda Rosendo, em Paredes.

A ministra, citada em comunicado da Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Pecuários (Fenapecuária), referiu que a visita teve o objetivo de assegurar o “acompanhamento próximo da rede de produção e abastecimento alimentar”, de forma a garantir o seu normal funcionamento durante a pandemia de Covid-19.

Para Maria do Céu Albuquerque, a empresa pecuária penafidelense, que conta com mais de 20 anos de funcionamento, é “um exemplo a seguir” para assegurar a produção do setor. A ministra também considerou que “é precisar valorizar o que é nosso, os nossos produtos locais, que têm de ser reconhecidos pela sua qualidade”.

O presidente da Fenapecuária, Idalino Leão, acompanhou a visita e realçou que nesta fase crítica para as empresas portuguesas, é necessário “aproximar o consumidor do sector agrícola, sendo também este o momento de afirmação dos agricultores, das suas cooperativas e das agroindústrias”.

Nesse sentido, o Ministério da Agricultura lançou a plataforma “Alimente quem o Alimente” , que permite a produtores anunciarem os seus produtos e cabazes disponíveis para encomenda e aos consumidores comprarem produtos nacionais. Numa semana, a página conta com 50.000 visitas e 700 produtores registados.

Depois da visita à PECNORDESTE, a representante agrícola do Governo também passou pela exploração agrícola de hortícolas de Alda Rosendo, em Paredes. Esta empreendedora distribuiu semanalmente cem cabazes de produtos variados de hortaliça e frutas produzidos em Paredes.

As duas visitas da ministra foram acompanhadas pelos autarcas dos respetivos concelhos.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.