esculturas

Acácio Brito desde sempre esteve familiarizado com a madeira e os lavores a ela associados. Marceneiro de profissão, desenvolveu capacidades técnicas, agilidade e sensibilidade para o que da madeira se pode extrair.

O artesanato entrou na vida de Acácio nos seus tempos de militar, aí preenchia as horas vazias com a arte de construir pequenas peças decorativas. Terminado o serviço militar, a folga de tempo para o artesanato mostrou-se escassa, tendo por isso colocado a arte de parte.

Agora, chegado o tempo de descansar dos longos anos de atividade profissional, a aposentadoria, é hora de deixar fluir a imaginação, explorar o engenho e o conhecimento de uma vida em contacto com a madeira e dedicar-se áquilo que realmente o satisfaz – a produção de artesanato.

As suas estatuetas em madeira abrangem várias áreas temáticas. Desde a representação de figuras religiosas, à criação de peças inspiradas em temas da atualidade, a versatilidade das suas peças traduz as suas vivências, as pessoas com que se cruza, os lugares que visita ou até mesmo a essência contida nos pedaços de madeira que encontra na natureza e que vai desgastando ao sabor da imaginação e da orgânica a que o material pode levar.

Em setembro de 2022, conseguiu obter a sua “Carta de Unidade Produtiva Artesanal” uma conquista que o reconhece enquanto artífice de atividades artesanais em madeira.

A exposição está presente até ao dia 6 de janeiro no Posto de Turismo de Paços de Ferreira situado no Parque Urbano de Paços de Ferreira. 

exposicao

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *