Desporto: Câmara de Paços investiu 233 mil euros no apoio a inscrições, exames médicos e fisioterapia
Fotografia: Município de Paços de Ferreia

Realizou-se, na noite de quinta-feira, a primeira reunião do Conselho Municipal do Desporto deste mandato autárquico. Em comunicado, a Câmara Municipal informou que nesta sessão foi definido o plano de atividades para o ano de 2022 e a proposta de alteração das normas de funcionamento dos apoios desportivos.

A reunião foi presidida pelo vereador com o pelouro do Desporto, Júlio Morais, e serviu também para apresentar dados relativamente às medidas implementadas pela autarquia ao longo das últimas épocas desportivas.

Em comunicado, é mencionado que, na atual época desportiva (2021/2022), a Câmara Municipal de Paços de Ferreira manteve o apoio a todas as associações de desporto do concelho em inscrições, exames médicos e serviços de fisioterapia, um investimento que representou 233 mil euros.

“Este apoio tem sido contínuo ao longo dos últimos: entre 2018 e 2021 o valor dos apoios às nossas associações desportivas foi de 1.362.000 €”, revela a nota de imprensa enviada ao IMEDIATO.

Devido à pandemia a autarquia também passou a apoiar todos os clubes que solicitaram ajuda para financiar a realização de testes à covid-19 para participação em competições. Desde março do ano passado, a Câmara Municipal já suportou um total de 34.400€ em testes.

Novos pisos sintéticos e desfibriladores

Na primeira reunião do Conselho Municipal do Desporto deste mandato autárquico foi apresentado um ponto de situação relativamente à colocação de pisos sintéticos nos complexos desportivos do concelho.

“Em 2021 foram concluídos os trabalhos de instalação de 4 novos pisos sintéticos, em Figueiró, Raimonda, Frazão e Ferreira. Neste momento, estão a decorrer os procedimentos concursais para a colocação de pisos sintéticos em Freamunde, Codessos e Seroa”, explica a Câmara Municipal.

Também decorrem os primeiros trabalhos para os novos campos sintéticos em Lamoso, Carvalhosa e Penamaior. “A primeira fase foi concluída na passada semana, com a desafetação dos terrenos em causa junto da CCDR-N”, lê-se.

O município também garantiu que, em breve, vai arrancar a formação de utilizadores dos 25 desfibriladores que serão instalados em vários pontos do concelho, por forma a permitir uma correta utilização dos mesmos.

Vão ser colocados 12 destes equipamentos nos campos de futebol de todo o concelho, seis nas Piscinas Municipais de Paços de Ferreira e Freamunde, Pavilhões Municipais e também pavilhões de Arreigada e Moinhos. Outros sete vão ser instalados nas EB’s 2,3 de Frazão, Eiriz, Paços de Ferreira e Freamunde, Escola Profissional Vértice e também nas Escolas Secundárias de Paços de Ferreira e Freamunde.

“No Conselho Municipal do Desporto foi ainda garantido que a diversificação da prática desportiva e o reforço da qualidade dos respetivos equipamentos, continuará a ser uma das prioridades do mandato que agora se iniciou”, remata o comunicado.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.