Câmara de Paços de Ferreira já serviu mais de 95 mil refeições escolares gratuitas
Fotografia: Município de Paços de Ferreira

Realizou-se, esta quinta-feira, a primeira reunião do Conselho Municipal de Educação do atual mandato autárquico. O encontro foi presidido pelo vice-presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Paulo Ferreira, vereador responsável por este pelouro.

“Nesta reunião, para além da posse de todos os seus membros, foram discutidos um conjunto de assuntos, designadamente o Plano de Combate ao Insucesso Escolar, a descentralização de competências na Câmara de Paços de Ferreira monotorização da Carta Educativa, bem como o Plano Municipal de Educação”, indica a autarquia, em comunicado.

Na sessão, foram também disponibilizados números que indicam o impacto de algumas das medidas implementadas pela Câmara de Paços de Ferreira, como a disponibilização de refeições escolares  gratuitas aos alunos que frequentam a rede de escolas públicas do concelho, desde o pré-escolar ao ensino secundário.

Segundo as contas da autarquia, a medida já permitiu servir um total de 94.479 refeições gratuitas a alunos do 2º e 3º ciclos, assim como ensino secundário, desde o seu arranque no ano letivo de 20/21. No corrente ano letivo, esta iniciativa foi alargada e passou a abranger também 50 crianças do pré escolar e 1.386 crianças do 1º ciclo.

A distribuição de fruta gratuitamente foi expandida também às crianças do pré-escolar, e acontece duas vezes por semana, beneficiando 970 crianças dos jardins-de-infância e 1.736 alunos do 1º ciclo, revelam os números camarários.

Outra das medidas avançadas pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira neste ano letivo foi o transporte escolar gratuito. “Através dos autocarros da Câmara Municipal, todos os dias e de forma gratuita, são transportados um total de 1.075 alunos do pré-escolar e primeiro ciclo”, indica a nota de imprensa enviada ao IMEDIATO. A autarquia oferece ainda o passe a 847 alunos do 2º e 3º ciclos e secundário e comparticipa este serviço a 79 outros estudantes.

Paralelamente, a frota de autocarros recentemente adquiridos pela autarquia já realizou 22 visitas de estudo, transportando um total de 818 alunos.

Na primeira reunião do Conselho Municipal de Educação foram também apresentadas as intervenções recentemente concluídas ou em fase de conclusão nas EB 2,3 de Eiriz, Frazão, Paços de Ferreira e Freamunde.

Este órgão é presidido pelo presidente da Câmara Municipal e é composto pelos diretores dos agrupamentos de escolas e de escolas não agrupadas da área do município, assim como entidades que trabalham com a comunidade educativa, entre as quais associações de pais, bem como as forças de segurança presentes no concelho.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.