Criada Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Tâmega e Sousa
Fotografia: CIM do Tâmega e Sousa

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, os 11 municípios que a integram, e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) celebraram um acordo de cooperação para a constituição da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Tâmega e Sousa.

Segundo comunicado da CIM, esta rede “visa a implementação de um serviço de bibliotecas públicas de qualidade, numa lógica de trabalho colaborativo e de oferta partilhada de serviços à comunidade do Tâmega e Sousa”.

Na sessão, o presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Pedro Machado, e o Diretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Silvestre Lacerda, “salientaram a importância da criação desta Rede Intermunicipal de Bibliotecas para a dinâmica intermunicipal, bem como para a valorização do livro, do conhecimento e das bibliotecas enquanto espaços de promoção do desenvolvimento regional”.

Citado em comunicado da entidade, Pedro Machado considera que o projeto “cresce de baixo para cima, em função daquilo que são as necessidades das bibliotecas municipais, para, depois, se desenhar um projeto comum, através da Comunidade Intermunicipal, e encontrar os meios de financiamento adequados”. Para o presidente da CIM, “este é, seguramente, o primeiro passo de uma caminhada de colaboração profícua para o Estado, enquanto Administração Central e Administração Local, em benefício dos nossos concidadãos”.

Já o Diretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas reiterou a vontade de trabalhar de baixo para cima, dando nota que o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços (PADES), destinado a projetos elaborados no âmbito das Redes Intermunicipais de Bibliotecas, é um programa da DGLAB, mas que, como fez questão de sublinhar, “tem em consideração aquilo que são os grupos de trabalho dos técnicos que melhor conhecem a realidade de cada um dos municípios para se encontrarem formas de trabalho em rede”.

“A cultura é um dos setores em que mais facilmente encontramos as pontes necessárias para que se possam trocar experiências e boas práticas e para que se possa desenvolver um trabalho conjunto. E é esta a noção de rede que nós gostaríamos de concretizar”, concluiu.

A Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Tâmega e Sousa tem como objetivos criar e dar continuidade à organização e gestão de projetos de intervenção e cooperação na área das bibliotecas públicas municipais; contribuir para o desenvolvimento das diferentes literacias, em especial as digitais; promover a disponibilização de recursos e a criação de serviços comuns que conduzam à promoção da identidade regional; realizar projetos conjuntos de apoio às respetivas comunidades, promovendo a sua qualidade de vida, em constante diálogo com as Instituições e diferentes agentes de intervenção local; e promover, em colaboração com outras entidades, a inclusão social e a participação cidadã.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *