Quintandona recebe concerto da «Filarmonia (Re)visitada»
Fotografia: Direitos Reservados

O projeto «Filarmonia (Re)visitada» está de regresso este sábado com uma atuação na Casa do Xiné – Centro Cultural, em Quintandona, Lagares, pelas 19h. Em palco vão estar cerca de 30 músicos das regiões do Douro, Tâmega e Sousa “escolhidos a dedo” e liderados pelo maestro Osvaldo Ferreira.

A «Filarmonia (Re)visitada» surge na sequência de um desafio lançado por dois maestros. A ideia “traduziu-se” numa seleção de cerca de 30 músicos emergentes do território a partir das associações e bandas filarmónicas regionais e locais, “as estruturas onde uma parte substancial dos jovens desperta para o fenómeno musical no nosso país”.

“Depois desta visita a uma paragem marcada pela beleza rústica e rural que a Casa do Xiné oferece, o circuito do projeto pelo território do Douro, Tâmega e Sousa termina a 26 de fevereiro, com um concerto às 21h30, na Biblioteca Municipal Professor Vieira Dinis, em Paços de Ferreira, desta feita conduzido pelo maestro Francisco Ferreira, que dirigiu os concertos realizados em Cinfães e Resende. Importa relembrar que o acesso ao espectáculo, tal como em todas as iniciativas de programação do Inventa, é gratuito”, esclarece a organização, em comunicado.

«Filarmonia (Re)visitada» surge na sequência do «Festival Inventa», que tem “muito para oferecer no domínio da programação em 2022”: o Ciclo de Circo Contemporâneo no Património, em março, o Ciclo de Performance Visual Musicada, em abril, e ainda o Projeto Comunitário Intermunicipal: A Festa, em maio.

O «Festival Inventa» está a ser desenvolvido em 14 municípios do Douro, Tâmega e Sousa, territórios com uma população de aproximadamente 543.000 habitantes. É promovido no âmbito da operação «Cultura em Rede – Tâmega e Sousa», sendo cofinanciado pelo NORTE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.