Trabalho / Felicidade / outros / Saudades / Férias / Exames / reconhecimento / Beijo / Estudante / Ser / Relação / Mudança / Vida /Ano Novo / Tempo / Coaching / Preguiça / Coaching…para quê? - Poupa / Saber Viver

No início deste mês, mais concretamente no dia dois, chegamos a meio de 2021. De vez em quando é necessário “parar,” “escutar,” “olhar” e “avançar.” O comboio da vida está sempre a andar e provavelmente já não está a seguir os “trilhos” que mais desejaria.

“Pare” – Aproveite, porque não a férias, para fazer uma “pausa” na sua vida “rotineira e automática” para entrar no modo de “autoconhecimento.” Afinal, aquilo que se permite Ser é que vai influenciar negativa ou positivamente todas as dimensões da sua Vida e os seus relacionamentos intra e interpessoais. Aquilo que é hoje, é efetivamente uma melhor versão do que foi no passado? Um possível indicador disso mesmo, é a sensação de paz interna com que analisa as “guerras” internas e externas!

“Escute” – O silêncio é provavelmente o ruído que mais o incomoda e de que a maioria das pessoas foge utilizando-se de inúmeras distrações, muitas delas nocivas, no seu dia-a-dia. Nesse silêncio tem acesso ao seu “diálogo interno”, à sua “ruminação mental” e assim descobre a fonte “inconsciente” de tantas atitudes/comportamentos impulsivos, de resistências que o prendem ao mais “tóxico” que existe em si e que, quase “fatalmente,” o impede de percorrer outros “trilhos.”

“Olhe” – Imagine a componente visual dos seus pensamentos, emoções e ações conscientes e as que vão por arrasto, inconscientemente. Quais as imagens mentais, recorrentes? A que tipo de “filme” assistiria? Olhe, mas sem julgar, apenas para tomar “conhecimento” e “consciência” do que se passa no “sótão” mental!

“Avance” – Parece contraditório que o primeiro passo para “avançar” seja “Parar.” Para avançar, implica primeiro Pacificar-se com o seu passado, ou seja, aceitá-lo e estar grato. Agora sim, está na hora de Sonhar a mudança que deseja no futuro. Mudança essa que pode ser a nível pessoal (superior inteligência emocional e espiritual), profissional (ser excelente, para melhor servir) ou social (agente ativo para uma sociedade mais ética para com todos os Seres). Mas como sabemos, Sonhar sem ação é  fonte da desilusão! Só sofre desilusão quem semeou ilusão! Assim, no Coaching, não chega pacificar-se com o passado e Sonhar o futuro. É preciso agir no presente. É preciso fazer acontecer aquilo que deseja. Esse “fazer acontecer” não pode estar mergulhado na dor da resistência à mudança, mas sim no entusiasmo da evolução! Concretize seus sonhos, sentindo e vivendo positivamente o “caminho” que o conduziu a isso.

Através da Prática do Coaching poderá escolher o “trilho” da sua vida de forma consciente e que a mais “felicidade” conduza. Assim, quando o comboio da Vida passar possa sempre dizer “ Valeu a pena.”

Não perca o próximo artigo de “Coaching…para quê?”. Leia mais artigos na página de opinião do IMEDIATO.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.