Lítio
Fotografia: DR

O Governo anunciou esta quarta-feira que seis áreas no país reúnem condições para avançar com a prospeção e pesquisa de lítio. Uma destas zonas – designada «Seixoso-Vieiros» – engloba uma área de 144,215 quilómetros quadrados entre os concelhos de Felgueiras, Amarante, Fafe, Celorico de Basto, Guimarães e Mondim de Basto.

Segundo avançou o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, durante os próximos 60 dias está aberto o concurso para atribuir direitos às empresas para a fase de prospeção, que pode decorrer durante cinco anos, no máximo. Apenas após este estudo e a realização de uma Avaliação de Impacto Ambiental vai ser possível iniciar a exploração de lítio.

A Avaliação Ambiental Estratégica da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) reduziu de oito para seis as áreas com potencial de existência de lítio devido a “restrições ambientais” na Serra D’Arga, no Alto Minho, e Segura, entre ldanha-a-Nova e Castelo Branco.

Esta nova avaliação levou ainda, entre as localizações aprovadas, a uma redução da área inicial para cerca de metade devido à existência de zonas de “maior densidade urbana, funcional e demográfica”.

No caso do «Seixoso-Vieiros», que inclui terrenos situados nos concelhos de Felgueiras e Amarante, a área disponível para prospeção de lítio foi reduzida de 243,7 quilómetros quadrados para 144,215, um corte de cerca de 40,82%.

Já em 2019, duas empresas tinham manifestado interesse na atribuição de direitos de prospeção e pesquisa e de exploração de depósitos minerais de lítio nesta zona. “Cerca de 80,65 km2 [da área «Seixoso-Vieiros»] (…) possuem potencial para albergar filões mineralizados em lítio. Esse valor é equivalente a aproximadamente 33% da área total”, estima o relatório de avaliação.

Consulte a tabela e descubra mais sobre os projetos analisados na Avaliação Ambiental Estratégica.

Designação

Concelhos Área anterior a consulta pública (Km2)

Proposta de área após consulta pública (Km2)

MASSUEIME

Pinhel, Trancoso, Mêda, Almeida 499,7

438,651

ARGA

Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Paredesde Coura, Ponte delima 247,7

GUARDA-MANGUALDE C

Covilhã. Belmonte, Fundão, Guarda 421,5

162,872

GUARDA-MANGUALDE

E

Guarda, Sabugal, Belmonte, Almeida 497

420,576

GUARDA-MANGUALDE W

Mangualde, Gouveia, Seia, Penalva do Castelo, Fornos de Algodres 376,9

173,899

GUARDA-MANGUALDE

NW

Viseu, Sátão,Penalva do Castelo, Mangualde, Seia,Nelas, Oliveira do Hospital 444,90

155,244

SEGURA

ldanha-a-Nova, Castelo Branco 311,29

SEIXOSO-VIEIROS

Felgueiras, Fafe, Celorico de Basto, Amarante, Mondim de Basto, Guimarães 243,7

144,215

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.