Paços de Ferreira vai receber uma unidade fotovoltaica capaz de produzir energia solar correspondente a cerca de 31% de todo o consumo doméstico no concelho, ou cerca de um quarto (23%) da eletricidade necessária para a indústria do concelho.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira informou que aprovou a instalação da unidade fotovoltaica, proposta pelo grupo alemão Enerparc AG – que representa um investimento superior a oito milhões de euros.
“O mesmo plano determina que estas deverão estar prontas e a funcionar dentro de aproximadamente dois anos, o que contribuirá para permitir e desligar as atuais e poluentes centrais termoelétricas em Portugal”, lê-se na nota.
Unidade fotovoltaica vai “poupar” sete mil toneladas de CO2 por ano
Segundo a autarquia, vão ser instalados painéis fotovoltaicos em cerca de cinco hectares de coberto vegetal, “e evitar-se-á a emissão anual de quase 7.000 toneladas/ano de CO2 para a atmosfera, mais de 200.000 toneladas CO2 ao longo da sua vida útil”, o equivalente ao CO2 que seria capturado por uma floresta de pinheiro-bravo plantada sobre uma área superior a 300 hectares.
“O investimento será ainda gerador de empregos qualificados de longo prazo, a contratar localmente para a exploração da infraestrutura e mobilizará, direta e indiretamente, algumas dezenas de trabalhadores na sua instalação”, considerou a Câmara Municipal de Paços de Ferreira.