floresta
Fotografia: CIM do Tâmega e Sousa

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa tem em curso um programa de sensibilização e educação florestal para crianças e jovens. Implementado em articulação com os municípios e escolas dos concelhos de Amarante, Baião e Cinfães, o programa é dirigido a alunos do 2.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário regular e profissional, e tem como objetivo alertar para a importância da proteção da floresta contra incêndios.

“Depois de ter investido mais de 340 mil euros na instalação de redes de defesa da floresta contra os incêndios em cerca de 635 hectares dos concelhos de Amarante, Baião e Cinfães, municípios que possuem áreas classificadas como de média e de muito alta perigosidade a incêndios deste género, a CIM tem agora em curso um programa de sensibilização e educação florestal para crianças e jovens”, explica a entidade, em nota de imprensa.

O programa decorre até ao final do presente ano letivo (2022) e contará com a participação de cerca de 1.800 alunos, distribuídos por 90 turmas dos três concelhos, que serão sensibilizados para a necessidade da proteção da floresta e mostrando aos jovens como esta pode gerar valor e oportunidades de emprego.

O programa destinado aos alunos do 5.º e 6.º anos versa sobre a importância da floresta, a biodiversidade e as respetivas ameaças, enquanto o programa para alunos do secundário, tem como foco, além da importância da floresta, as saídas profissionais ligadas ao setor.

“A CIM do Tâmega e Sousa procedeu à abertura de uma rede primária de faixas de gestão de combustível nos concelhos de Amarante, Baião e Cinfães, uma intervenção que permitiu criar, ao longo da rede, várias barreiras estratégicas de progressão dos incêndios florestais, quer através da diminuição da carga de combustível e, consequentemente, da sua continuidade, quer pela criação de locais de oportunidade para o apoio ao combate a incêndios”, lê-se na nota.

Este programa é desenvolvido no âmbito da operação «Instalação de redes de defesa da floresta contra incêndios na região do Tâmega e Sousa», promovida pela CIM do Tâmega e Sousa e cofinanciada pelo PO SEUR 2014-2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.