Paços de Ferreira já é ponto de encontro para os entusiastas dos clássicos
Fotografia: Automóvel Clube Paços de Ferreira

O Automóvel Clube de Paços de Ferreira (ACPF) dinamizou, no mês passado, o habitual encontro de automóveis clássicos, no Parque Urbano. Este evento, que a cada edição reúne mais viaturas e entusiastas, foi complementado por uma feira de feira de venda de peças e acessórios para viaturas clássicas.

Para o presidente da instituição, Manuel Lino Machado, o encontro “superou as expectativas” criadas pela organização e superou a marca das 200 viaturas reunidas. Também a estreia da feira foi “um sucesso”, considera, ao colocar no Mercado Municipal 32 vendedores que trouxeram uma “grande variedade” de peças, acessórios e antiguidades relacionadas com automóveis.

“Esta feira vai passar a ser anual, no início da primavera. Para o ano queremos realizar uma nova edição dentro destes moldes, mas provavelmente aumentando a área, porque alguns expositores queriam participar e não tínhamos espaço”, afirmou o dirigente do ACPF.

As concentrações de automóveis clássicos e desportivos já eram uma realidade no passado, mas foram interrompidas durante um longo período. Contudo, a direção do clube decidiu reatar esta atividade e, desde então, a popularidade do evento tem aumentado – de mês para mês chegam mais visitantes de várias zonas do país.

Paralelamente ao encontro “estático” no Parque Urbano, têm vido a ser dinamizados passeios pelas freguesias do concelho – uma forma de dar a conhecer o património e as paisagens de Paços de Ferreira aos visitantes, que integram grupos etários muito variados.

“Os clássicos atravessam todas as gerações. Alguns entusiastas mais velhos aparecem devido à sua paixão ‘pelo cheiro a gasolina velha’, mas há muitos jovens que gostam e querem ter um carro antigo”, explica.

No futuro, o ACPF ambiciona retomar outras atividades que já existiram no passado, entre as quais os passeios temáticos, percorrendo os monumentos da Rota do Românico com um guia, de forma a aliar o automobilismo com o património regional.

A realização de tertúlias temáticas sobre clássicos, nomeadamente em temas como manutenção e restauro, deverá também ser uma realidade para os próximos meses.

Tendo em conta que o encontro no Parque Urbano de Paços de Ferreira acontece ao terceiro domingo de cada mês e, em abril, o dia designado coincide com o Dia de Páscoa, o ACPF vai indicar na sua página uma nova data para o evento.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.