Capão
Fotografia: Mónica Ferreira

A Semana Gastronómica do Capão à Freamunde está de volta em máxima força. De 1 a 13 de dezembro, os tradicionais concursos e a Feira de S. Luzia vão decorrer nos moldes pré-pandemia. Ainda que se pretenda uma retoma “à normalidade”, o take-away veio para ficar e, depois do sucesso da edição do ano passado, vai voltar a ser implementado durante o evento.

Ao IMEDIATO, Júlio Morais, vereador com o pelouro do Património Cultural, adiantou que o evento vai ser apresentado no final do mês, com a divulgação dos restaurantes aderentes e embaixadores do Capão, e arranca já de 1 a 13 de dezembro, marcado pelo regresso do concurso de capão confecionado e pela abertura ao público do tradicional concurso de animais vivos.

Segundo a mesma fonte, o evento vai ser adaptado, com uma limitação da lotação do jantar de gala onde são revelados os vencedores do concurso. O take-away vai continuar a ser uma possibilidade na edição deste ano, tendo em conta “a boa resposta” que obteve junto do público.

Sala de abate para capão é um objetivo

O presidente da Associação de Criadores do Capão de Freamunde, Ricardo Graça, demonstrou-se satisfeito pela possibilidade de presença do público no concurso de animais vivos. Os 10 a 12 criadores em competição vão exibir as suas aves na habitual tenda instalada no centro da cidade freamundense.

Um dos objetivos da associação para a edição de 2022 é a criação de uma sala de abate na cidade, aberto durante o ano inteiro, de forma a “levar o capão ao próximo nível” e simplificar o processo para os clientes, que poderiam, assim, comparar os animais já embalados.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *