O Parque Urbano da cidade de Paços de Ferreira foi palco de uma recriação histórica alusiva ao tempo castrejo e à época medieval. A iniciativa, inserida no projeto educativo e que demonstrou o património, a arte e a cultura do concelho pacense, contou com a participação de cerca de 7 mil alunos do primeiro ciclo e do ensino secundário e profissional das escolas do concelho.

Ao longo de dois dias, no Parque Urbano, houve Dança das Ninfas, casamentos medievais, assalto à muralha, treino de guerreiros e jogos, além de outras atividades. Recriou-se os tempos castrejos e a época medieval e fez-se uma alusão aos ancestrais habitantes da Citânia de Sanfins, um dos mais emblemáticos castros do país e com a maior área arqueológica escavada do noroeste peninsular, localizado em Paços de Ferreira.

Os alunos protagonizaram momentos de teatro, musicais e performativos. Puseram as mãos no barro, no ferro e nos teares, para demonstrar as artes e os ofícios de antigamente e jogaram jogos tradicionais. Aprenderam a história e contaram-na a quem visitou o evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *