violencia 1

Desde o início de 2025, o “Espaço Vida”, um Serviço de Apoio e Informação à Vítima (SAIV) criado pelo Município de Paredes em julho de 2021, acompanhou 180 vítimas de violência doméstica.

No Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se celebra hoje, dia 25, a Câmara Municipal de Paredes divulgou os dados relativos à atividade deste serviço, que surgiu como uma resposta social especializada no atendimento e acompanhamento às pessoas vítimas de violência doméstica. Este serviço é gratuito e confidencial e dirige-se a qualquer vítima, independentemente do concelho de residência.

Assim, segundo o município de Paredes, no primeiro trimestre de 2025, foram acompanhadas 61 vítimas, 38 do sexo feminino e 10 do sexo masculino. Destes 61 atendimentos (36 presenciais e 25 não presenciais), 30 correspondem ao primeiro atendimento, 17 encaminhados para apoio psicológico e 3 apoios sociais disponíveis no município.

Já no segundo trimestre do ano, foram acompanhadas 38 vítimas, 35 mulheres e 3 homens, tendo sido realizados 49 atendimentos (26 presenciais e 23 não presenciais), dos quais 21 correspondentes ao primeiro atendimento, 12 encaminhamentos para apoio psicológico e 5 apoios sociais disponíveis no município.

Já no terceiro trimestre, que ainda se encontra em curso, foram acompanhadas 68 vítimas, 58 do sexo feminino e 10 do sexo masculino. Foram realizados 74 atendimentos (32 presenciais e 42 não presenciais), dos quais 38 correspondem ao primeiro atendimento, 19 encaminhamentos para apoio psicológico e 13 apoios sociais disponíveis no município.

O SAIV de Paredes tem sede na Câmara Municipal de Paredes, em Gabinete próprio, e funciona em estreita articulação, nomeadamente, com o SAIV – CESPU, no âmbito de uma parceria criada para o efeito, Ministério Público, GNR, CPCJ, Segurança Social, e outros. Tem como principais objetivos assegurar o atendimento e acompanhamento das vítimas de violência doméstica, bem como das pessoas que procurem apoio e/ou informação neste âmbito, promover um apoio integrado junto das vítimas, disponibilizar apoio às Instituições Concelhias na abordagem às situações de violência doméstica e promover ações de informação e sensibilização junto da comunidade local.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário