Lembra-se de como era a vida antes da internet? Quando precisava comprar o jornal no quiosque para saber o que tinha acontecido no dia anterior ou quando precisava escrever uma carta para ficar a par das notícias dos seus amigos que tinham emigrado?

Parece que este tempo foi há uma vida, mas a verdade é que a internet tal como a conhecemos hoje é relativamente recente. Foi apenas na primeira década do século XXI que se começou a falar da nova versão web 2.0, que diz respeito ao uso da internet por todas as pessoas no mundo em vez de limitá-la a instituições bancárias ou governamentais, tal como acontecia até então.  

Esta nova versão da internet possibilitou o aparecimento de inusitadas formas globais de comunicação e deu a possibilidade a cada um de nós de criar conteúdo e comunicar com quem quisermos numa questão de segundos.

Fonte: Unsplash

Com o avanço das inovações tecnológicas, agora podemos fazer reuniões de trabalho em direto com uma equipa que se situa do outro lado do mundo, enviar mensagens numa questão de segundos ou partilhar experiências com muito mais pessoas do que antes era viável. 

Como o mundo real e o ambiente virtual se misturam em diferentes setores

É impossível dissociar o ambiente online do nosso dia a dia, o que tem feito com que diversos setores da vida, como o laboral, estejam muito diferentes do que eram antes da era digital. A globalização proporcionada pela internet abriu uma janela de novas oportunidades no mercado de trabalho não só pela possibilidade de expandir negócios para o mundo inteiro, mas também pela criação de softwares e ferramentas online que melhoram o dia a dia de diversas áreas relacionadas à atividade empresarial. Isso pode ser visto, por exemplo, na indústria do mobiliário, tão rica na região de Paços de Ferreira, onde são cada vez mais as empresas que investem em tecnologia 3D para facilitar o processo de fabrico de móveis.

No entanto, não só as empresas de fabrico de móveis da região abrem portas a novas formas de fabrico e desenho com a captação de profissionais capazes de trabalhar com tecnologia 3D. Também podem ser mencionadas novas empresas que trabalham na criação de softwares e que, por se situarem na região, estão familiarizadas com as necessidades ali existentes. Exemplo disto é a empresa Bitmind, situada na região de Paços de Ferreira e que se dedica à distribuição de software que facilite a elaboração de vários projetos de fabrico, como é o caso do software Cabinet Vision, que facilita o fabrico de móveis com elevado nível de automação.

Fonte: Pexels

Outra mudança também interessante é a que muitas empresas do setor imobiliário vêm vivendo com a possibilidade recente de fazer visitas virtuais aos imobiliários disponíveis na região, permitindo às pessoas poupar tempo e energia na procura de um novo imóvel.

Outras entidades à partida menos prováveis também estão se beneficiando das inovações tecnológicas e da internet. Por exemplo, a empresa de Paços de Ferreira scpdpi.com, fundada em 1994, disponibiliza várias aplicações de gestão, sendo uma delas a Paróquia v2009, que disponibiliza uma versão online de comunicação entre o pároco e os utilizadores da paróquia.

Entretenimento, tecnologia e internet

Para além das mencionadas empresas regionais, graças à globalização todos nós podemos utilizar os produtos desenvolvidos por empresas de qualquer lugar do mundo que promovam diferentes formas de comunicação e proximidade virtual.

Uma das formas mais conhecidas e usadas atualmente são as redes sociais, que além de conectar as pessoas de diferentes maneiras, vêm se unindo ao mercado de jogos e permitindo aos usuários que estabeleçam uma ligação com jogadores de todos os cantos do mundo. Exemplo disso é o próprio Facebook, que está a desenvolver uma plataforma própria para criadores de conteúdos de jogos, chegando inclusive a comprar a empresa de streaming de jogos PlayGiga, o que demonstra um verdadeiro investimento dessa rede social no setor de entretenimento.

Outro setor da indústria do entretenimento que também passou a ter uma forte presença online é o de iGaming. Tal ramo demonstra com clareza como internet, tecnologia e diversão são pontos que hoje trabalham em conjunto. As plataformas que oferecem modalidades de casino se utilizam atualmente de tecnologias diversas, como as de alta definição e streaming, fornecendo dessa maneira uma experiência imersiva a seus usuários. Além disso, para que as pessoas possam, por exemplo, jogar slots online, diferentes empresas trabalham desenvolvendo softwares de forma talentosa para fornecer aos usuários boa jogabilidade e variedade de temas.

Fonte: Unsplash

Não podemos esquecer também que a internet e a tecnologia permitiram uma revolução na forma como vemos televisão hoje em dia, com a possibilidade não só de assistir aos programas online, nos websites das próprias estações, como também por meio de serviços de streaming, que permitem ao consumidor escolher os conteúdos que quer ver – como acontece ao utilizar plataformas como a Netflix.

A era digital abriu portas a um mundo global e mais ligado, ainda que virtualmente. Agora é possível desfrutar de jogos online, comunicar com amigos em todas as partes do mundo, pensar numa nova peça de mobiliário e pedir para que esta seja criada em modelo 3D – e tudo isto enquanto encomenda uma pizza através do seu smartphone. Quantas mudanças, não é mesmo?

ouro e prata