Dia Mundial da Terra / Natureza
Fotografia: IMEDIATO

Esta quarta-feira assinala-se o Dia Mundial da Conservação da Natureza e a GNR assinalou a data, revelando alguns dos dados do seu Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), que vigia, fiscaliza, noticia e investiga infrações à legislação que protege a natureza, o ambiente e o património natural.

Em comunicado, aquela polícia referiu que, no ano passado, das 73.450 patrulhas desenvolvidas pelo SEPNA, foram realizadas 228.244 fiscalizações que resultaram na detenção de 51 pessoas, no levantamento de 18.884 autos de contraordenação e na instauração de 1.100 processos crimes.

Está ainda sob a alçada da GNR a prevenção e investigação de ilícitos referentes ao ordenamento do território, contaminação, de poluição e de despejo de resíduos. Em 2020, foram realizadas 4.875 ações de sensibilização e instaurados 3.883 autos de contraordenação.

“No primeiro semestre de 2021, já foram realizadas 10.974 ações de sensibilização referentes à proteção da floresta e ao uso adequado do fogo direcionadas a 45.188 pessoas, assim como, através de publicações nas redes sociais, neste mesmo âmbito, foram alcançadas mais de 920.000 pessoas”, reportou ainda a autoridade policial.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *