Proteção Civil
Dia Internacional da Proteção Civil assinala-se esta segunda-feira. Fotografia: ANEPC

Assinala-se esta segunda-feira o Dia Internacional da Proteção Civil. Esta efeméride foi instituída em Portugal no ano de 2008, por despacho do Ministro da Administração Interna. Face à situação pandémica, o tema escolhido em 2021 pela Organização Internacional de Proteção Civil para comemorar esta efeméride é “Uma Proteção Civil robusta para preservar a Economia Nacional”.

O atual cenário de pandemia “impõe a reserva e contenção necessárias que, conscientemente, nos privam das comemorações que terão de ficar adiadas para um futuro que todos desejamos próximo. Mas tal facto não nos pode nem deve impedir de celebrar e relevar o incontornável papel daqueles que abnegadamente contribuem para a segurança das populações”, considerou Duarte da Costa, presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, citado em comunicado.

O objetivo deste dia é alertar e sensibilizar todas as comunidades para a importância da proteção civil face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes e ao papel de uma cidadania ativa.

“Saudamos o profissionalismo e esforço empenhado e sempre presente dos agentes e das entidades com dever de cooperação, sem o qual não seria possível levar a cabo uma das mais nobres tarefas do serviço público: a proteção e o socorro de pessoas e bens”, afirmou Duarte da Costa.

Artigo editado por Ricardo Rodrigues

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *