Coaching / Trabalho / Felicidade / outros / Saudades / Férias / Exames / reconhecimento / Beijo / Estudante / Ser / Relação / Mudança / Vida /Ano Novo / Tempo / Coaching / Preguiça / Coaching…para quê? - Poupa / Saber Viver

O dia 25 de Abril, em Portugal, vai ser comemorado como o dia da Liberdade. Acontece que esse é também o dia do “ADN”. Numa abordagem superficial, parece que vivemos presos, totalmente condicionados pelo nosso ADN (ácido desoxirribonucleico, responsável pelas instruções genéticas), sem qualquer grau de liberdade. Felizmente, tal parece não ser verdade. Decorrente dos estudos da equipa da Drª Sonja Lyubomirsky, apesar do “peso” do nosso ADN, não estamos condenados a sermos “infelizes” toda a nossa existência! Assim, para o bem-estar e felicidade pessoal, a genética terá um peso na ordem dos 50%. Significa que resta outra metade, estando 10% afeto às circunstâncias externas e, os restantes 40% afetos às nossas ações intencionais (pensamentos, emoções, ações, relacionamentos,…). Apesar de termos apenas 40% de graus de liberdade, o sentimento de bem-estar ou felicidade subjetiva, é sentido a 100%! Tal como um doente, quando tem 10% de probabilidades de ficar curado, e isso acontece, fica a 100%! Poderíamos introduzir aqui um outro parâmetro, a Epigenética. A Epigenética pode ser definida como o estudo de mudanças na expressão genética que ocorrem, não em função de mudanças na estrutura do DNA, mas de alterações específicas na expressão de alguns genes. Essas alterações epigenéticas podem surgir como resposta a fatores ambientais naturais, exposição a situações traumáticas (fome, guerra) ou comportamentais, como por exemplo o uso de tabaco, etc. Significa então, que o nosso comportamento, embora não altere o ADN, pode “silenciar” ou “ativar” algumas predisposições genéticas. Desta forma, temos mais alguns graus de liberdade, liberdade para sermos mais Felizes.

Através da Prática do Coaching, explore e aprenda a utilizar os pelo menos 40% de probabilidades de se sentir mais feliz, que são da sua inteira responsabilidade. Assuma-apara ter a liberdade de ser mais feliz. Afinal, os seus sonhos só podem ser concretizados e vivenciados por si. Nunca desista!

Não perca o próximo artigo de “Coaching…para quê?”  Leia mais artigos na página de opinião do IMEDIATO.

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *