Vacinação de profissionais de saúde contra a Covid-19

Arrancou esta terça-feira de manhã no Centro de Saúde de Paços de Ferreira a campanha de vacinação contra a covid-19 para os profissionais do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Tâmega III – Vale do Sousa Norte e ACeS Tâmega II – Vale do Sousa Sul.

Pela manhã foram administradas 55 doses da vacina contra a covid-19 no Centro de Saúde de Paços de Ferreira, momento presenciado pelo Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, pelo presidente da ARS Norte, Carlos Nunes, pelo diretor executivo do ACeS Tâmega III, Hugo Lopes e pelo édil de Paços de Ferreira, Humberto Brito.

Ao IMEDIATO, o diretor executivo do ACeS do Vale do Sousa Norte, Hugo Lopes, explicou que a vacinação envolveu 45 doses profissionais de saúde do agrupamento e ainda a 10 profissionais do ACeS Tâmega II – Vale do Sousa Sul.

Segundo o responsável pelo agrupamento de centros de saúde que engloba Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras, a taxa de aceitação à receção da vacina entre os profissionais superou os 90%.

“Tudo está a correr como programado. Estamos quase a fazer um ano de pandemia e estamos num local onde a pandemia foi mais grave [Paços de Ferreira], que teve taxas de incidência altíssimas e procuramos estar neste local onde, da última vez que cá vim, a situação era claramente muito dramática”, disse Eduardo Pinheiro.

Já o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, falou em “esperança” e numa “luz ao fim do túnel”, ainda que não se possa baixar os braços.

“Claramente que, para este concelho, que foi severamente atingido pela pandemia e que atingiu valores verdadeiramente preocupantes, a vacina é aquela luz de esperança de que precisávamos para o quanto antes regressarmos à vida normal”, considerou o autarca.

Vacinação de todos os profissionais de saúde até março

O presidente da ARS Norte, Carlos Nunes, adiantou aos jornalistas que planeia-se que todos os profissionais de saúde do país, quer do setor público ou privado, sejam vacinados contra a covid-19 até março de 2021.

“Claro que não podem ser vacinados todos ao mesmo tempo, há aqui algumas fases em que foram identificados os profissionais com prioridade. Nesta fase, a vacinação é para aqueles que têm contacto direto com doentes covid-19″.

Contas feitas, a região Norte do país recebeu 11.680 vacinas, distribuídas pelos 15 hospitais que recebem doentes covid-19 e por todos os ACeS da região. Até dados de hoje de manhã, estavam vacinadas 7.500 pessoas, cerca de 64% do número total recebido.

“Esperamos que entre hoje e amanhã sejam administradas todas as vacinas, mas alguns hospitais já as acabaram”, adiantou o presidente da ARS Norte.

Também na terça-feira arrancou a vacinação no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), que recebeu 600 doses. No Hospital Padre Américo, em Penafiel vão ser administradas a 470 profissionais de saúde e e no Hospital de São Gonçalo, em Amarante, a 130.

Profissionais de saúde do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa receberam uma dose “de esperança”

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *