A Câmara Municipal de Paços de Ferreira aprovou, em reunião de Câmara realizada na terça-feira, a abertura do concurso público da empreitada de “Reabilitação Urbana de Bairros Sociais – Conjunto Habitacional de Freamunde”.

A obra, orçada em 717.144,50 €, tem um prazo de execução de 18 meses contados a partir da data da consignação.

O projeto prevê a substituição da cobertura existente em fibrocimento por painéis sandwich com isolamento de lá de rocha, a colocação de novas caleiras em chapa de zinco pintadas na cor da cobertura e a colocação do sistema de “capoto” nas fachadas dos prédios.

Esta intervenção permitirá a reabilitação do conjunto edificado, constituído por nove blocos, datado da segunda metade do século passado, com vista a dotá-lo de melhores condições de habitabilidade.

Um dos objetivos principais desta reabilitação é melhorar a eficiência energética dos edifícios, com repercussões ao nível da melhoria das patologias dos fogos habitacionais, atendendo à menor incidência de elementos de degradação motivadas pela exposição solar e pela chuva e consequente conforto térmico dos moradores.

A reabilitação do Conjunto Habitacional de Freamunde é uma obra financiada ao abrigo do quadro comunitário de apoio Norte 2020, com cofinanciamento FEDER aprovado.

Recorde-se que durante a madrugada de 19 de dezembro, com passagem da depressão Elsa pela região, o Bairro do Outeiro sofreu danos.

Ao IMEDIATO, o presidente da Junta de Freguesia de Freamunde, José Luís Monteiro, afirmou na altura que “algumas telhas de fibrocimento voaram do telhado e atingiram um automóvel estacionado”.

Segundo o autarca, os danos foram reparados pelos serviços municipais no dia seguinte.