Para a autarquia de Paços de Ferreira, o ano de 2020 vai ser dedicado às freguesias, de forma a “reforçar, ainda mais, os laços de proximidade com a população local”. A primeira freguesia a ser visitada vai ser Carvalhosa, com atividades até ao final do mês.

É já na sexta-feira que o Ano Municipal das Freguesias vai arrancar, sendo Carvalhosa a primeira freguesia da lista, com atividades durante cerca de um mês e diversos temas a cada semana, desde o tecido empresarial até à cultura.

O objetivo da Câmara Municipal é visitar todas as freguesias ao longo do ano e “descentralizar as reuniões públicas da Câmara Municipal”, realizando-as “uma vez por mês, em cada freguesia”, publicou a autarquia nas redes sociais.

A “viagem” pelas freguesias do concelho começa na sexta-feira, tendo como tema “Comércio, Indústria e Agricultura”. Da parte da manhã, a comitiva camarária vai visitar as empresas Emper Estofos Mobiliário, Irmãos Costa Ramos e a exploração agrícola Irmãos Ferreira Gomes.

Já da parte da tarde, a sede da Associação Empresarial de Paços de Ferreira, a empresa Francisco J. Dias, o Centro Comercial Domóvel e o Centro Comercial Ferrara Plaza vão ser pontos de passagem pelos membros da Câmara Municipal.

Na próxima semana, o tema vai cambiar para “Ação Social, Educação e Desporto”. Na tarde de 15 de janeiro, vai acontecer uma visita ao Centro Social e Paroquial de Carvalhosa, ao Centro Escolar de Carvalhosa e à sede da Conferência Vicentina São Tiago de Carvalhosa.

Os trabalhos na área retomam no dia 18 de janeiro, com âmbito desportivo. Da parte da tarde, a comitiva camarária vai prestar uma visita à sede da Associação BTT Pandilhas a Monte de Carvalhosa, à sede da Associação Desportiva Campo do Lírio, ao ginásio SportStudio Santos, ao Fitness Factory e ao Juska Healthclub.

Na área de “Ambiente e Turismo”, a 21 de janeiro vai acontecer uma reunião do Executivo Municipal, às 10:00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Carvalhosa, uma visita à zona de expansão de Carvalhosa e ao eco percurso junto ao Rio Carvalhosa.

A Rua do Pinheiral, onde se vai situar o futuro Centro de Compostagem, também vai ser local de passagem a 21 de janeiro, bem como o Ecocentro e a Avenida de São Domingos.

A última semana da visita da Câmara Municipal a Carvalhosa termina com o tema “Cultura, Património e Associativismo”, com uma visita à sede da Associação Cultural e Recreativa As Croceiras de Carvalhosa e ao Museu Etnográfico, assim como às Escolas Amarelas, Ponte Joanina, Casa da Botica, Capela do Senhor do Lírio, Igreja Matriz e o atelier do escultor José Coelho.

No mesmo dia, da parte da noite, vai acontecer a cerimónia de encerramento do mês da freguesia de Carvalhosa. Vai ser apresentado o vídeo promocional da freguesia, seguido pela peça de teatro “Guerra dos Sexos”, da Associação Adaterra, terminando com o cantar das Janeiras pela Comissão de Festas.