IMG 8188 scaled
Fotografia: IMEDIATO / Ricardo Rodrigues

Foi apresentado o livro «Uma Aventura Proibida», escrito e ilustrado pelos alunos do sexto ano do Agrupamento Vertical de Escolas de Paços de Ferreira (AVEPF), no âmbito do projeto «Janela de Escrita», que visa promover a leitura e a escrita entre os mais jovens.

A publicação foi assinalada com duas sessões, no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica de Paços de Ferreira, que juntaram as turmas envolvidas no processo e onde se homenagearam os docentes que supervisionaram a redação e publicação da obra.

Segundo o diretor do agrupamento, Adérito Ferreira, a publicação do livro foi um “passo natural” no processo e que a história foi escrita em conjunto entre as várias turmas, envolvendo mais de 160 alunos. “Foi uma experiência excecional. Os alunos gostam sempre de  ser incluídos e o grande desafio das escolas é este, abrir as atividades e tornar os alunos os protagonistas”, considerou.

IMG 8193
Fotografia: IMEDIATO / Ricardo Rodrigues

O mote para a iniciativa foi lançado pela equipa da Biblioteca Escolar do AVEPF, que juntou os anos de final de ciclo do agrupamento: os alunos do quarto ano construíram um “Baralho de Histórias”, enquanto as turmas de sexto ano criaram em conjunto um livro, agora publicado, e os estudantes do nono ano desenvolveram acrósticos, colocados nas velas de uma caravela criada de raiz com materiais reutilizáveis.

A  exposição circulou pelos quatro centros escolares do agrupamento e esteve patente no átrio dos Paços do Concelho de Paços de Ferreira.

Envolver a comunidade escolar e em geral, “cortar a ideia de fronteiras entre disciplinas e turmas” foi também outro dos objetivos da iniciativa «Janela de Escrita», que no ano passado adotou como tema aglutinador “A Água” e este ano letivo regressa com o género poético.

A Equipa da Biblioteca Escolar continuará a dinamizar este projeto, que este ano letivo terá como tema aglutinador: “Ser Poeta…”.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.