Autor de: "Abragão"; "Droga", "Ciclistas"; "Calçada", “Isto é próprio de um país saloio(…)”,"Green” blá, blá, blá. “Clean”, blá, blá. “Healthy”, Blá blá, blá blá…

Abragão mudou… Já vamos falar um pouco mais sobre disso.

Agora Luzim e Vila Cova. Porque Luzim e Vila Cova também mudou! Absolutamente surpreendente. Luzim e Vila Cova, com aquela estrada inqualificável sempre tiveram motivos para mudar. Porque não mudariam? Quem usa aquela estrada (inqualificável é pouco…) que liga Vila Cova, por Luzim, a Boelhe tem mesmo de se questionar porque não mudava a cor política de quem governava. Porque é que sendo tão ignorados, numa coisa que é fundamental, uma estrada, pelo poder do Município, lhes garantiam sempre a vitória? Algumas coisas foram feitas em Vila Cova e Luzim… mas nem tudo se deveu a grandes esforços do Município. Parece insondável porque é que Luzim, e principalmente Luzim, votava onde votava, repetidamente. Mas mudou. É tão insondável porque mudou como (pelo menos quase) porque é que não mudou antes. Porque mudou Vila Cova e Luzim para uma cor discordante da que pinta o Município? É claro que motivos não lhes faltava… mas já não faltava há tanto tempo! É quase mistério porque é que uma população decide mudar… Mas, felizmente, um dia chega, e muda! E a “quem muda Deus ajuda” … diz a sabedoria popular. Vamos ver o que se passa nos próximos 4 anos.

Mas Abragão mudou… é menos surpreendente que Abragão tenha mudado de cor política… não é a primeira vez que muda… Claro que todas aquelas obras “da treta” têm assegurado que pouco tivesse mudado… Um Pavilhão lá num descampado (bem longe das escolas… deve ser para uso particular!!!!). Umas escolas mal-amanhadas… atarracadas… descaracterizadoras da obra existente. Umas instalações para a Junta de Freguesia como se fosse uma casinha para bonecas. Sim, eu sei que não é do Município…, mas foi um presidente do Município que esteve no “lançamento da 1ª pedra” … e nasceu “aquilo” que arruinou, de vez, com qualquer possibilidade de Abragão vir a ter um belo centro histórico… um meteorito que caiu ali vindo lá do tempo do Românico… E agora, o que é que anda a acontecer ao tradicionalíssimo Largo do Souto, em Ribaçais? Ninguém sabe! Ou, pelo menos, poucos sabem.

Abragão também tem boas razões para mudar… Abragão foi consecutivamente “premiada” com obras de mau gosto e de projetos questionáveis… Umas obras para “toma lá e vê se te calas…”.

Achei lindo Abragão, Vila Cova e Luzim, uma geografia única, uma identidade única, se terem unido para pegarem com novas mãos no seu futuro imediato.

Esta seria uma freguesia assombro… A União das Freguesias de Abragão, Vila Cova e Luzim! Teriam tudo para dar certo!

As mudanças ocorrem em resultado de um somatório de pequenas coisas. Espero ter dado o meu contributo para a mudança, por muito ínfimo que seja. Divulgar que ofereci ao Núcleo Museológico de Abragão (a existir no futuro) do Museu Municipal de Penafiel,  o legado que herdei da minha mãe e que é um álbum vivo, de verdadeiras fotografias, da vida quotidiana dos nossos antepassados, das gentes das freguesias, precisamente, de Abragão, Vila Cova e Luzim e que quer o Museu (por falta de resposta oficial), quer a Camara Municipal de Penafiel, recusaram a doação. E recusaram perentoriamente. Povo de Abragão, Vila Cova e Luzim… eu estava a dar… (dar significa “de graça”) pedaços da nossa história de vida em comum e quem tem a responsabilidade de preservar esse bem “não está nem aí”? Se por este motivo alguém, em Abragão, mudou o seu voto? Não sei… mas uma coisa sei… muita gente mudou o seu voto! E foi um a um! Motivos comuns? Seguramente! Motivos individuais? Com certeza!

Nota: E estrada que liga a sede do Concelho a Abragão é aquela que lá está! Aquilo já não se usa…

Leia mais artigos na página de opinião do IMEDIATO.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *