capão

Está de regresso mais uma edição da Semana Gastronómica do Capão à Freamunde e os restaurantes aderentes vão dar a possibilidade aos visitantes de provarem esta iguaria única no país.

A tradição mantém-se e, além de servido nos restaurantes aderentes, o melhor capão vivo vai ser eleito durante a Feira de Santa Luzia, também conhecida como Feira dos Capões, que decorre no dia 13 de dezembro. No dia anterior, o prémio será entregue ao melhor capão confecionado, durante o habitual jantar e concurso, que decorre na Quinta do Pinheiro.

Este ano, a organização – a cargo da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, da Junta de Freguesia de Freamunde, da AJAF – Associação Jovens ao Futuro e da Associação de Criadores de Capão de Freamunde – decidiu manter o formato adotado durante a pandemia, e o capão vai ser também servido nos restaurantes, em regime de take-away.

O capão ganha ainda nesta edição mais cinco embaixadores, que se juntam aos 48 já existentes.

Sala de abate ainda por concretizar

O objetivo de quem trabalha pela promoção do capão é que este continue a voar e que se transforme numa iguaria que possa ser apreciada durante todo o ano. Nesse sentido, a Associação de Criadores de Capão de Freamunde tem em curso o projeto da sala de abate, cujas obras já começaram, mas a sua concretização tem sido atrasada por “burocracias e entraves”, referiu Ricardo Graça, da Associação, durante a apresentação do evento.

“O capão está a fazer um caminho, mas ainda há muitas arestas para limar. Algumas questões envolvem burocracia e demoram tempo”, frisou o vereador Júlio Morais, explicando que já é possível garantir capão o ano inteiro, mas que este “ainda não chegou ao seu pico” e é preciso dar “o passo seguinte no abate e no transporte”, para que possa estar disponível em casa das pessoas.

A Associação tem 47 sócios e 12 destes, que se encontram em processo de certificação, asseguram a produção do capão.

A XVII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde tem 11 restaurantes aderentes: Aidé Paços Ferrera Hotel; Casa de São Francisco Wine Bar; Restaurante São Domingos; Restaurante Al´Capão; Restaurante O Gusto; Restaurante Tapper; Restaurante O Marceneiro; Restaurante A.Rei.A; Restaurante O Tarasco; Restaurante Parrilhada e Restaurante a Presa.

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.