financiamento
Fotografia: Direitos Reservados

As famílias portuguesas estão já habituadas a uma ginástica financeira para cobrir todas as despesas mensais. Por isso, nem sempre é possível ter um fundo de emergência para pagar uma conta avultada como uma reparação em casa, a compra de um carro ou até mesmo a realização de um exame de saúde inesperado.

A verdade é que em 2022, é possível pedir um financiamento para praticamente todas as causas, no entanto, isso não significa que consiga o dinheiro urgente sem uma análise atenta da instituição financeira.

Consoante o tipo de empréstimo podem existir menos ou mais condições que influenciam os tempos de aprovação. Por isso, vamos perceber como funcionam os financiamentos em Portugal e em que momento pode realmente contar com as instituições financeiras para cobrir uma conta inesperada:

1. Obras em casa, reparação de um carro, compra de eletrodomésticos ou outra despesa geral.

Todas estas causas podem ser combatidas com um empréstimo ao consumo. Como um crédito pessoal está alinhado com as novas tecnologias, consegue um empréstimo urgente para hoje que lhe permite pagar a despesa praticamente na hora e desembolsar o valor em prestações à entidade financeira.

Os créditos pessoais urgentes são na realidade a melhor solução para despesas inesperadas. Tratando-se de um crédito menos burocrático, é possível conseguir uma aprovação rápida, online e um financiamento em muitos casos em 24 horas.

Com o acesso ao crédito 100% online, o crédito pessoal tem várias ofertas sem finalidade, o que significa que não precisa de indicar o motivo do pedido de financiamento. Assim, apenas precisa de pedir a simulação, juntar toda a documentação e aguardar pelo feedback nas próximas horas da financeira.

2. Evitar o incumprimento de empréstimos

Caso tenha vários créditos e esteja à beira de uma situação de incumprimento, a solução certa é um crédito consolidado. Incluída muitas das vezes na oferta de crédito ao consumo, a consolidação de créditos é também um tipo de financiamento rápido.

Na prática, a entidade financeira vai assumir a sua dívida total das várias prestações. Posteriormente, vai pagar essa dívida numa única prestação à entidade que consolidou os seus créditos. A grande vantagem é que está a conseguir uma redução de encargos e consegue fazê-lo em casos urgentes.

3. Compra de um automóvel

Se teve algum problema no seu automóvel e precisa de um empréstimo na hora para comprar um novo carro, tenha em conta que por norma os empréstimos automóveis têm mais condicionantes do que, por exemplo, um crédito pessoal sem finalidade.

No crédito automóvel existem outras cláusulas que podem abrandar a aprovação do empréstimo, tais como, seguros obrigatórios ou se o banco pretende que o veículo seja uma garantia enquanto paga o empréstimo. Isto significa que é provável que não consiga um financiamento automóvel por exemplo em 24 ou mesmo em 48 horas.

E, é verdade que até pode comprar um automóvel com um crédito pessoal sem finalidade. Todavia, tenha em conta que é possível encontrar melhores condições com um crédito específico para a finalidade que permitem um Montante Total Imputado ao Consumidor (MTIC) mais reduzido.

4. Compra de uma habitação

Se está num ponto em que até já tem a casa escolhida e está a pensar deixar de pagar a sua renda, tenha em conta que o financiamento à habitação é inevitavelmente demorado.

É que o processo de comprar casa é tão burocrático que pode levar semanas a estar concluído. Falamos do envio de algumas dezenas de documentos ao banco, de processos de avaliação do imóvel que validam o financiamento e documentos notariais que finalizam a compra da habitação.

Como os bancos não podem correr o risco de emprestar um valor tão elevado, avaliam ao milímetro o perfil de risco do consumidor e só depois é que avançam para o processo de financiamento do imóvel.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *