Tinha já um texto pronto, quando um velho amigo (que como ele disse não precisa de estar comigo todos os dias para saber que somos amigos), me visitou e com uma simples conversa fez-me apagar o texto que tinha escrito. Espero que ele tenha tempo para ler este te texto, pois como lhe disse as palavras e os textos só fazem sentido se fizerem sentir.
Por vezes, perdemo-nos em caminhos que não são os nossos, são atalhos, são ilusões, podem ser tudo um pouco, mas não são O nosso caminho. Eu sei que estava com alguém com quem partilhei uma adolescência onde vimos os nossos pais dedicarem-se a nós, á nossa família, sem tempo para o seu egoísmo, sem tempo para questões, como se tivessem nascido com esse propósito de nos dar o que de melhor podiam. O amor que tinham por nós não era menos que aquele que qualquer pai, hoje sente pelos seus filhos, mas a fome era outra. Sei que ele olha para o legado da vida dos seus pais, com tanto orgulho e amor como o que ele tem para com as suas 2 filhas!
São estes momentos e estas amizades que nos fazem sentir de facto uns privilegiados, soubemos não ter, para sabermos que temos tudo, sabemos que as lágrimas tanto nascem da tristeza como da alegria, sabemos que há regras que têm os limites dos nossos valores, sabemos que há tanto amor que não há tristeza que vença a nossa família e o ruído da nossa vida não cala o silêncio de quando nos abraçamos!
O tempo é só uma medida, porque mesmo quando estamos anos separados isto vive em nós! A vida é algo que acontece nos entretantos, com tantos dias que escapam aos nossos dedos, que talvez nem nas coisas que dependem só de nós tenhamos assim tanto poder.
Quantas vezes deixamos que os outros nos influenciem com as suas questões e os seus problemas, quando eles no fundo não querem saber de nós, querem que a sua vida e os seus interesses se sobreponham a tudo o resto. Quem de facto é nosso amigo não precisa de estar connosco muitas vezes, porque estão sempre connosco. Talvez por isso quem viva nesta noção de amizade, tenha tanta dificuldade em lidar com outros mundos e outros interesses, pois um amigo é alguém que nos diz o que entende, quer seja fácil ou difícil, diz o que de facto temos de ouvir! Um amigo, um verdadeiro amigo, sabe olhar, sabe ouvir e sabe falar, mesmo quando esta longe!
Há outra forma de amar ou ser amigo sem ser assim de peito aberto? Eu não sei, mas prefiro nem saber, pois quando se ama ou se é amigo, só se poder ser de forma reciproca e eu não o sei fazer de outra forma! Eu nasci assim e tenho a maior sorte de ter as minhas amizades desta forma, livre, honestas, sentidas, diretas, verdadeiras e eu sei que sendo assim vivo as coisas em carne viva, a alegria e a tristeza dos meus, é por inerência minha e não o sei sentir de outra forma.
As palavras, os textos, as fotos, importam! Eu guardo todos os textos e fotos da minha vida, bem perto do meu coração, pois serão essas memórias o meu legado! Se alguma vez copiarem um texto da net, ou criarem uma foto com IA e acharem que é vosso, então nunca vão compreender o que eu aqui escrevi… mesmo que gastem a tinta e papel com o vosso olhar este texto nunca vai chegar ao vosso coração.