A Federação Portuguesa de Futebol anunciou que o Estádio Capital do Móvel e o Estádio Municipal de Barcelos serão os palcos dos primeiros desafios da equipa das “Quinas” na Liga B da UEFA.
A caminhada da Seleção Nacional Feminina rumo ao Campeonato do Mundo de 2027, que se realizará no Brasil, já tem roteiro definido para o arranque de 2026. A formação liderada por Francisco Neto iniciará a sua prestação no Grupo 3 da Liga B com dois jogos em solo nacional durante o mês de março.
Recorde-se que Portugal também jogou em Paços de Ferreira uma importante eliminatória para o Mundial anterior, tendo a 11 de outubro de 2022 batido a Islândia, por 4-1.
Esta será também mais uma oportunidade de Diana Gomes jogar no seu município natal, tal como aconteceu há quatro anos.
O Calendário de Estreia
Portugal começa a lutar pelo apuramento no dia 03 de março, recebendo a Finlândia em Paços de Ferreira, no Estádio Capital do Móvel. Segue-se uma curta viagem até ao Minho, onde a equipa das “Quinas” defrontará a Eslováquia no dia 07 de março, no Estádio Municipal de Barcelos.
Esta fase de qualificação estender-se-á até ao dia 09 de junho, com Portugal inserido num grupo que reúne seleções posicionadas entre o 17.º e o 32.º lugar do ranking da UEFA e do qual faz também parte a Letónia.
O Caminho para o Brasil: Regras e Promoção
O sistema de qualificação europeu apresenta contornos específicos baseados no desempenho na Liga das Nações:
-
Promoção Direta: A seleção que vencer o Grupo 3 garante a subida imediata à Liga A, onde competem as 16 melhores seleções da Europa.
-
Play-off Mundial: As três primeiras classificadas do grupo garantem o acesso ao play-off.
-
Vagas em Jogo: Enquanto as vencedoras dos grupos da Liga A garantem bilhete direto para o Brasil, as equipas da Liga B terão de ultrapassar várias rondas de play-off (onde se cruzam com seleções das Ligas A e C) para lutar por uma das sete vagas diretas remanescentes.
Existe ainda a possibilidade de uma oitava vaga, decidida através de uma eliminatória intercontinental, destinada à seleção com menor ranking que consiga sobreviver às duas rondas iniciais de play-off.

