Concurso Rota Românico
Direitos Reservados

Neste ano letivo de 2022-23, a Rota do Românico lança a quarta edição do seu concurso escolar, subordinado ao tema “A escultura na Rota do Românico”.

O concurso tem como público-alvo a comunidade escolar, do ensino pré-escolar ao secundário, dos doze concelhos abrangidos atualmente pela Rota do Românico, nos vales do Sousa, Douro e Tâmega: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

Os trabalhos concorrentes devem explorar, de forma criativa, o vasto património escultórico presente nos monumentos e centros de interpretação da Rota do Românico, como os tímpanos, capitéis, mísulas, cachorros, aduelas, siglas, frisos, entre outros pormenores artísticos.

O concurso vai premiar os melhores trabalhos em três categorias, por nível de escolaridade. As turmas do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico concorrem na categoria de Modelagem, as do 2.º e 3.º ciclos na de Desenho e, por último, as turmas do ensino secundário submeterão os seus trabalhos na categoria de Fotografia.

A inscrição no concurso está aberta no página da internet da Rota do Românico até 31 de março de 2023. Os trabalhos devem ser entregues até ao dia 19 de maio.

Na última edição, no ano letivo de 2021-22, o concurso escolar da Rota do Românico, sob o tema “Tradições Populares”, recebeu 57 trabalhos, com a participação de 1036 alunos, 40 docentes e 23 estabelecimentos de ensino.

Concurso escolar
Direitos Reservados

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.