Rota do Românico
Fotografia: Rota do Românico

A Rota do Românico está a marcar novamente  presença na AR&PA — Bienal Ibérica de Património Cultural, que este ano tem como cenário a cidade de Leiria, desde quinta-feira e até domingo. O certame junta expositores do setor, com “uma alargada programação associada, entre seminários, concertos, performances, oficinas, visitas, exposições e concursos digitais.

Durante os quatro dias do certame, no Mercado de Sant’Ana, o Serviço Educativo da Rota do Românico dinamizará atividades para o público escolar e para as famílias. Na quinta-feira, pelas 10h30, a Rota do Românico efetuará uma apresentação dos seus Centros de Interpretação do Românico e da Escultura Românica, no Innovation Point, o espaço online dos expositores da AR&PA.

“Este evento constitui um ponto de encontro e fórum de debate para profissionais e instituições dedicadas ao Património Cultural. A sua área expositiva, a diversidade de atividades científicas e profissionais e a sua programação social resultam num evento único, referência na Europa”, refere a Rota, em comunicado.

A Bienal Ibérica de Património Cultural é o resultado da fusão, em 2017, da Bienal de la Restauración y Gestión del Patrimonio AR&PA (pela Junta de Castela e Leão), que acontece em Valladolid desde 1998, com a Feira do Património (pela Spira), evento criado em 2013, em Portugal.

A primeira edição da AR&PA com este formato ibérico teve lugar na cidade de Amarante, entre 13 e 15 de outubro de 2017, tendo a Rota do Românico como entidade promotora. O evento ocorre de forma alternada entre Portugal (sempre itinerante, nos anos ímpares) e Espanha (em Valladolid, nos anos pares).

A participação da Rota do Românico na Bienal AR&PA 2021, em parceria com a entidade regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *