petiscando

A iniciativa da organização da Associação Empresarial de Penafiel (AEP) com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel voltou a dinamizar e promover o melhor da gastronomia local através de um roteiro gastronómico que incluiu 13 espaços de restauração e similares. Os locais aderentes tiveram um destaque na imprensa local e nacional que superou as 100 mil visualizações com os programas televisivos e reportagens escritas publicadas nas redes sociais Facebook e Instagram da AEP.

O Restaurante Rocha, na Vila de Abragão, foi o vencedor do Prémio Júri, que este ano contou com a presença de um técnico da área da gastronomia que tinha a seu cargo 50% da votação, com a organização a ficar com outros 50 % (AEP 25% e CM Penafiel 25%). O petisco “Rabo de Boi em Pão Torrado” venceu com 59,75 pontos, seguindo-se no segundo lugar o petisco “Arancini de Bacalhau com molho Tártaro” da Cantina do IPI com 57 pontos.

O terceiro lugar pertenceu ao petisco Folhado de Queijo da Serra c/ Redução de Vinho do Porto, do restaurante Plaza Grill com 56,75 pontos.

Nesta terceira edição, o Passaporte Roteiro Gastronómico passou a ser digital com a novidade da APP Petiscando que se revelou ser um sucesso quer pela facilidade da votação do público (que o fez com boa adesão e com a possibilidade de se saberem os resultados no momento) quer pela forma como conseguiu dar visibilidade aos espaços aderentes.

Na avaliação feita pelo público que degustou os petiscos, saiu vencedor o espaço Campu’s Caffé, em Penafiel, e o seu “Prego em Bolo de Caco”, com 4,851 pontos, em disputa direta com o segundo lugar, o Pasta & Basta, que arrecadou 4,848 pontos. Apresentamos os valores desagregados (média das estrelas arrecadadas ponderada pelo número de votações) uma vez que o ranking apresentado na APP arredonda a classificação a duas casas decimais (4,85).

Para o presidente da direção da Associação Empresarial de Penafiel, Nuno Brochado “O Petiscando tem vindo a demonstrar que o concelho de Penafiel é uma referência na gastronomia nacional, e a prova é que os empresários referem que recebem clientes de vários pontos do norte do país para provar os petiscos. Para a AEP, o balanço é novamente positivo, com a certeza que todo o investimento nos nossos associados traz resultados para todos”, explicou, acrescentando que “este evento tem sempre margem de crescimento pela qualidade dos nossos espaços gastronómicos e pela aposta no turismo do nosso concelho”.

A entrega de prémios aos vencedores será feita ainda no mês de novembro, em data a ser divulgada brevemente.

«Prémio Júri»

1º Lugar (59,75 pontos):

RESTAURANTE ROCHA – RABO DE BOI EM PÃO TORRADO

Prémio: Uma noite em alojamento local para 2 pessoas com jantar.

2º Lugar (57 Pontos):

CANTINA DO IPI – ARANCINI DE BACALHAU COM MOLHO TÁRTATO

Prémio: Uma noite em alojamento local para 2 pessoas

3º Lugar (56,75 Pontos):

PLAZA GRILL – FOLHADO DE QUEIJO DA SERRA C/ REDUÇÃO DE VINHO DO PORTO

Prémio: Passeio no Rio Douro para 2 pessoas

«Prémio Público»

1º Lugar (4.851 pontos):

CAMPU’S CAFFÉ – PREGO EM BOLO DE CACO

Prémio: Publirreportagem em TV Local

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.