Câmara /Cabazes/ Paços de Ferreira
Fotografia: IMEDIATO/Ricardo Rodrigues

O Partido Social Democrata (PSD) de Paços de Ferreira apresentou, na segunda-feira, uma série de propostas ao Executivo Municipal para o Orçamento Municipal de 2021, cumprindo o seu “direito de oposição”. A lista integra várias medidas de foco social, nomeadamente o reforço das verbas para as medidas de apoio de emergência social causadas pela pandemia.

“O PSD, entende que o próximo ano deve ser de apoio a cada um dos nossos concidadãos, colocando ao dispor da população ferramentas que nos ajudem, enquanto povo resiliente, determinado e lutador a ultrapassar mais esta dificuldade que a pandemia covid-19 veio trazer para o nosso quotidiano”, lê-se na nota de imprensa enviada ao IMEDIATO.

 

Assim, os sociais-democratas apresentaram ao Executivo várias ideias, entre as quais a abdicação da taxa de participação no IRS, que se prevê superar 1,3 M de euros, para que “fique ao dispor das famílias”. Consulte a lista:

  • Reforço das verbas atribuídas para as medidas de emergência social provocadas pela pandemia de covid-19 (Água, Luz, Medicamentos, Alimentação).
  • Abdicar da taxa de participação no IRS para que o valor previsto de 1.134.333€ fique ao dispor das famílias.
  • Acordo de cooperação com as corporações dos Bombeiros Voluntários e Cruz Vermelha, para o transporte gratuito de doentes para o Hospital Padre Américo.
  • Atribuição de um seguro de saúde a todos os bombeiros voluntários e socorristas do concelho, assim como o alargamento dos apoios concedidos às duas associações de Bombeiros Voluntários no concelho e à delegação da Cruz Vermelha.
  • Verbas para as Juntas de Freguesia, para que tenham “todas as capacidades para realizar o transporte dos alunos do primeiro ciclo”.
  • Atribuição de Vouchers E-commerce, para apoio às empresas na adaptação à era digital e às vendas online que a pandemia veio acelerar, apoiando os nossos empresários na criação de sites e promoção do seu negócio digitalmente.
  • Realização de uma Gala Anual Capital do Móvel, para reforço da marca Capital do Móvel;
  • Aposta no reforço das marcas de referência do concelho, a Capital do Móvel e Capão à Freamunde;
  • Desenvolver o programa “Adoção com Responsabilidade” para combater o flagelo dos animais abandonados nas ruas do concelho;
  • Início da construção do Centro de Noite com vista ao acolhimento de idosos que se encontrem em situação de isolamento durante a noite;
  • Requalificação das zonas ribeirinhas, dotando-as de zonas/percursos pedonais.

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *