Linha Vale do Sousa / Comboio

O projeto da Linha Ferroviária do Vale do Sousa já integra o Plano Nacional de Investimentos (PNI – 2020/2030) apresentado pelo Governo no passado dia 22 de outubro.

Na secção do Programa de Eletrificação e Reforço da Rede Ferroviária Nacional, é introduzida a “construção da nova Linha Ferroviária do Vale do Sousa”, considerando que é um dos projetos ferroviários que vão permitir uma redução dos gases com efeito de estufa, redução dos tempos de percurso e da sinistralidade.

WhatsApp Image 2020 11 03 at 17.22.09 1 1
Linha Ferroviária do Vale do Sousa no Plano Nacional de Investimento.

Protocolo vai ser assinado em dezembro

“É mais um passo decisivo para a construção desta nova linha ferroviária, fundamental para o desenvolvimento de uma região com mais de 500 mil habitantes e milhares de empresas”, considerou a autarquia de Paços de Ferreira em comunicado.

Os autarcas de Paços de Ferreira, Lousada, Paredes, Valongo, Felgueiras reuniram, esta terça-feira de manhã, com o presidente da Direção do Conselho Metropolitano da Área Metropolitana do Porto (AMP), Eduardo Vítor Rodrigues, e o vice-presidente do Conselho de Administração das Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Alberto Fernandes.

Na reunião, realizada por videoconferência, foram aprovados os termos e condições do protocolo “no âmbito dos estudos necessários à construção da futura linha ferroviária do Vale do Sousa” entre a IP, a CIM Tâmega e Sousa, a AMP e as cinco autarquias, “com o objetivo final de implementar uma solução ferroviária para esta região”.

Segundo a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, o documento seguiu para aprovação entre as várias entidades intervenientes e deverá ser assinado em dezembro.

hb reuniao ferrovia 2 1 1

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.