Janela de Escrita 01
Fotografia: Ricardo Rodrigues

A equipa da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Paços de Ferreira dinamizou, pelo segundo ano consecutivo, o projeto «Janela de Escrita», com o objetivo de “fomentar no aluno o prazer e a paixão pela leitura, bem como pela escrita criativa”, competências consideradas “essenciais” na consolidação das aprendizagens.

Este ano letivo, o projeto envolveu “toda a comunidade do agrupamento”, alcançando uma nova faixa etária, os alunos do pré-escolar, para além das turmas de 4.º, 6.º e 9.º anos que já participaram no projeto no ano letivo transato.

O tema deste ano é «Ser Poeta» e o livro é “o resultado do entusiasmo, empenho, criatividade, capacidade de iniciativa dos alunos que foram sempre acompanhados e apoiados pelos respetivos docentes”, indicam as professoras organizadoras, Nelza Santos e Manuela Ferreira, ao IMEDIATO.

 

Os textos poéticos foram compilados e editados num livro com o nome do projeto que fará parte do acervo da Biblioteca Nacional, tendo-lhe sido atribuído um número de depósito legal.

Os trabalhos fizeram ainda parte de uma exposição itinerante que percorreu os Centros Escolares do agrupamento, possibilitando que os encarregados de educação pudessem observar os trabalhos dos seus educandos, bem como toda a comunidade educativa. Os trabalhos estiveram ainda patentes na entrada do edifício da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, assim como a exposição relativa ao ano letivo anterior.

“A equipa da BE congratula-se com o resultado final e agradece a docentes, Juntas de Freguesia e Câmara Municipal a colaboração e disponibilidade que muito contribuíram para o sucesso deste Projeto”, afirmam.

As duas obras criadas no âmbito do projeto serão colocadas à venda na Feira do Livro, evento da responsabilidade da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, que vai decorrer entre 25 de junho e 3 de julho.

O grande objetivo do projeto é “fomentar no aluno o prazer e a paixão pela leitura, bem como pela escrita criativa”, aproximando os jovens da literatura e “dando asas” à sua abundante criatividade.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.