Petiscando
Fotografia: Associação Empresarial de Penafiel

Após o “sucesso” da estreia, o concurso gastronómico «Petiscando» está de regresso já no próximo mês. A iniciativa, organizada pela Associação Empresarial de Penafiel (AEP) com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel, vai juntar 20 estabelecimentos, trazendo uma novidade – um roteiro gastronómico que vai permitir aos aderentes ganharem prémios.

“A iniciativa (…) vai decorrer de 1 a 24 de outubro de 2021 com o objetivo de promover e divulgar a Gastronomia do concelho junto da população em geral e de todos os visitantes, tendo como base a confeção de pratos criativos e típicos da região”, indica um comunicado da AEP, reforçando que pretende também “contribuir para a dinamização da restauração local” e para a “melhoria da oferta turística do concelho”.

Para o público, esta nova edição traz o Passaporte Roteiro Gastronómico «Petiscando» em Penafiel, que vai permitir que os visitantes dos espaços aderentes ganhem prémios, colecionando selos dos restaurantes. Tal como na primeira edição, o valor do petisco nunca é de valor superior a 5 euros.

A avaliação de cada prato estará ao encargo de um júri composto por três elementos – dois da organização e um externo – tendo em consideração alguns parâmetros de ponderação, como a apreciação visual, degustativa, qualidade dos produtos, a criatividade assim como o atendimento e nome dado ao petisco.

No final do concurso serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados do «Prémio do Júri» e uma outra distinção, o «Prémio do Público», que será atribuído à fotografia do petisco que obtiver mais interações na galeria que ficará disponível na página de Facebook da Associação Empresarial de Penafiel.

Citada em comunicado, Sofia Pinto, gerente do espaço “Mau Feitio Gastro”, que venceu na categoria Júri em 2020, considera que foi uma iniciativa que lhe garantiu novos clientes. “Foi com enorme gosto que participei e acompanhei a primeira edição do Petiscando, um evento que visa dinamizar e promover os nossos petiscos, dar voz a “pequenos grandes” pratos. Dando a conhecer o nosso espaço foi uma importante forma de angariamos novos clientes”, acrescentou.

Já o presidente da direção da AEP, Nuno Brochado, considerou que o concurso “veio para ficar, pois a área da restauração e similares é um dos pontos fortes do nosso tecido empresarial que queremos apoiar e dinamizar. A gastronomia é património de Penafiel e é através dela que podemos captar mais visitantes, clientes do concelho e novos empresários. O Petiscando tem tudo para continuar a ser um sucesso”, rematou.

Para conhecer os estabelecimentos aderentes e dinâmica do passaporte, consulte as informações no site da AEP.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *