Padre Manuel Brito vai presidir a Obra Diocesana de Promoção Social do Porto
Fotografia: Município de Paços de Ferreira

O Padre Manuel Brito, pároco das paróquias de Freamunde e Raimonda, no concelho de Paços de Ferreira, vai assumir o cargo de presidente do Conselho de Administração de Obra Diocesana de Promoção Social do Porto, uma das maiores instituições do país e a maior da Diocese do Porto.

Ao Jornal IMEDIATO, o Padre Manuel Brito confirmou as novas funções que vai assumir, das quais toma posse na próxima segunda-feira, dia 26 de abril. “Foi um convite que o D. Manuel Linda me fez, que me pediu esta missão e eu aceitei”, afirmou, certo de que se trata de uma “missão muito exigente”, mas também de um “desafio” que assume. Mantém, a par, as suas funções nas paróquias de Freamunde e Raimonda, em Paços de Ferreira.

A exigência da missão prende-se com a dimensão da instituição cujo Conselho de Administração vai agora presidir, com uma equipa por si escolhida.

A Obra Diocesana de Promoção Social do Porto, é uma das maiores obras do país e a maior da Diocese do Porto. Tem atualmente 12 centros no Porto, nomeadamente em bairros críticos portuenses, que dão respostas sociais ao nível da infância (creche, pré-escolar e ATL) e da terceira idade (centro de dia, apoio domiciliário e centro de convívio). A obra tem ainda um Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental e uma Cantina Social, apoiando um total de 2 mil utentes nas sete valências, além dos que apoia ao nível da Cantina Social. É composta ainda por cerca de 400 trabalhadores e responde diretamente à Diocese do Porto, tendo como patrono o Bispo do Porto, D. Manuel Linda.

O Padre Manuel Brito vai substituir Manuel Moreira, ex-Governador Civil do Porto e ex-presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, que tomou posse a 28 de janeiro de 2019, no Paço Episcopal, para o quadriénio 2019-2022 e que sai a meio do mandato.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *