Vespa
Fotografia: Município de Paços de Ferreira

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira pretende ver instaladas, pelo concelho, mais de 100 armadilhas para capturar vespas velutinas, popularmente designadas de ‘vespas asiáticas’. Estes dispositivos vão ser colocados por apicultores e pelas equipas das Juntas de Freguesia.

Segundo um comunicado da autarquia, na terça-feira os serviços de Proteção Civil Municipal realizaram uma sessão de esclarecimento, tendo sido apresentada a “evolução da vespa velutina no concelho de Paços de Ferreira e o mapeamento da presença dos ninhos ao longo dos anos”.

O encontro permitiu ainda discutir “os locais estratégicos para a colocação de armadilhas destinadas à captura das vespas fundadoras, reduzindo assim o surgimento de mais ninhos”. “Das mais de 100 armadilhas que a Câmara Municipal de Paços de Ferreira pretende ver instaladas, 50% foram já ontem levantadas pelos apicultores presentes, sendo que as restantes vão ser entregues às Juntas de Freguesia”, esclarece o município pacense.

A sessão aconteceu na sede da Junta de Freguesia de Eiriz e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Paulo Ferreira, presidentes de Junta de Freguesia, responsáveis do Serviço Municipal de Proteção Civil e também da Associação de Apicultores do Cávado e Ave (APICAVE).

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.