As vilas de Paço de Sousa e de Rio de Moinhos, de Penafiel, festejaram no sábado o seu 29º aniversário de elevação, de uma forma diferente devido à pandemia.

Em Paço de Sousa, a data foi marcada com a presença do presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, e do vereador Pedro Cepeda.

Além do típico hasteamento das bandeiras, da missa de ação de graças e da romagem aos cemitérios, foi também apresentado o projeto do futuro Pavilhão Gimnodesportivo de Paço de Sousa e visitado o local onde vai surgir.

Rio de Moinhos assinala data com atividades

Já em Rio de Moinhos, o 29º aniversário da elevação a vila foi marcado com iniciativas “fora da caixa” – e à distância.

“Neste dia tão especial, não nos sendo possível cumprir com as comemorações habituais, projetamos uma série de atividades diferentes para não deixar passar esta data despercebida”, explicou o autarca de freguesia, Henrique Martins.

Assim, a Junta desafiou os seus cidadãos a captarem fotografias na freguesia, sendo o grande vencedor aquele que recolhesse mais votos da população no Facebook.

Os vencedores foram anunciados no sábado, dia em que foi também publicado um vídeo comemorativo do aniversário de elevação a vila, disponível aqui.

ouro e prata