332913353 774746336919565 4949793719135448621 n

Uma nova unidade hospitalar, pertencente ao Grupo Trofa Saúde, vai ser construída em Penafiel. O hospital, que representará um investimento privado de cerca de 50 milhões de euros, vai ser instalado na freguesia de Guilhufe e Urrô, vai abrir portas em maio de 2025 e vai criar 120 postos de trabalho.

O novo hospital privado do Grupo Trofa Saúde, anunciado esta segunda-feira pela Câmara Municipal de Penafiel, vai começar a ser construído ainda este ano, na freguesia de Guilhufe e Urrô, em terrenos próximos do Hospital Padre Américo e será “um grande investimento na área da saúde” para o concelho de Penafiel e para toda a região.

Com abertura prevista para maio de 2025, o novo hospital vai criar 120 postos de trabalho diretos, para além dos cerca de 300 indiretos, relacionados com a comunidade que presta os cuidados de saúde. Segundo António Vila Nova, presidente do grupo, terá “tecnologias de ponta”, nomeadamente na área da Imagiologia, assim como serviço de urgência 24 horas por dia, sete dias por semana. Disponibilizará ainda serviço de internamento, com cerca de 90 camas.

O concelho de Penafiel foi a primeira opção no momento de escolher a localização do novo hospital e a expetativa da administração do Grupo é que venha dar “maior acessibilidade” à população no que respeita aos cuidados de saúde e “ser complementar ao Serviço Nacional de Saúde”. “Fazemos sempre isto [investimentos] numa lógica de complementaridade. Analisamos as oportunidades a pensar nessa complementaridade e nunca na substituição de nada nem de ninguém. E juntamente com os outros operadores, os operadores privados, o Hospital Padre Américo, com quem já colaboramos diariamente, trabalhamos sempre nesta lógica e temos a expetativa que esta região consiga fazer quase tudo o que precisar ao nível de cuidados de saúde possa in e, neste caso, no concelho de Penafiel”, referiu António Vila Nova.

Para Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, este acontecimento assume “grande importância” para o concelho e para a região por se tratar de um investimento que vem “reforçar a capacidade de resposta e a acessibilidade à saúde” da população.

Segundo o autarca, a preocupação do executivo que lidera passa por dar às pessoas acesso à saúde sem constrangimentos, e é nesse sentido que acarinhou o projeto do Grupo Trofa Saúde para o concelho, que apesar de ser um investimento privado, vai alargar o leque de respostas neste domínio. “O facto de termos este investimento não desonera o Estado e o Ministério da Saúde das suas responsabilidades no que diz respeito a criar condições no Hospital Padre Américo funcione adequadamente. São temas diferentes. Este é obviamente um investimento muito importante, que melhora de forma significativa a acessibilidade dos nossos concidadãos à saúde, reforça a centralidade do concelho de Penafiel como um concelho forte, com oferta nesta área. Mas não desobriga o Estado das suas responsabilidades”, referiu o autarca, certo de que este investimento, caso o Estado assim o entenda e tendo em conta que terá serviço de urgência permanente, pode ajudar na resolução dos problemas com a urgência do Padre Américo.

O Grupo Trofa Saúde abriu primeiro hospital em 1990 na Trofa e conta atualmente 1300 camas, nas 19 unidades de saúde espalhadas pelo país, principalmente na região norte.

No hospital que será construído em Penafiel, terá consultas de consulta externa, medicina dentária, gastrenterologia, análises clínicas, imagiologia, fisioterapia, internamento, bloco operatório e serviço de atendimento permanente 24 horas por dia.

Aprovado por unanimidade

A Assembleia Municipal de Penafiel, reunida no passado dia 24 de fevereiro, aprovou por unanimidade alguns benefícios fiscais para a empresa que vai realizar o investimento no concelho, nomeadamente a isenção do pagamento da taxa de IMT correspondente à aquisição do prédio, a isenção, por um período de cinco anos, do pagamento da taxa de IMI do imóvel que vier a ser edificado, assim como a isenção do pagamento da taxa do alvará de construção.

Na ocasião, Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, afirmou que é expetativa do município de que este investimento se traduza num reforço de oferta no nosso concelho, de uma área que é tão importante como a da saúde”. Contudo, acrescentou, “Não desonera o Estado, nem desresponsabiliza o Ministério da Saúde, de continuar a olhar para o nosso Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa. Esperamos que o Ministério da Saúde continue sensível para esta necessidade de adequar a capacidade de resposta do nosso Hospital Padre Américo, às necessidades” da população.

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *