Colégio marca d'água 2020/21

As Câmaras Municipais de Paços de Ferreira e de Penafiel têm procedido, nos últimos dias, à desinfetação de diversos espaços públicos para travar o progresso do novo coronavírus.

“Os serviços do Ambiente da Câmara Municipal de Penafiel continuam a desinfetar os contentores do lixo e espaços públicos onde há maior focos de concentração”, referiu a autarquia em comunciado.

Mobiliário urbano, farmácias, bancos, padarias, caixas multibanco, casas de banho públicas, paragens de autocarro e praça de táxis foram alguns dos alvos das equipas de limpeza, que utilizam um desinfetante específico para erradicar o COVID-19.

A autarquia também estendeu a medida às juntas de freguesia, disponibilizando produto desinfetante para que procedam à desinfetação nas suas freguesias.

Segundo o município, esta é uma das medidas do plano de contingência de Penafiel para a pandemia do novo coronavírus.

O município de Paços de Ferreira também adiantou que vários espaços públicos do concelho estão a ser desinfetados, com a “preciosa colaboração” dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira e de Freamunde, bem como de funcionários da Câmara Municipal e da empresa municipal GesPaços.

Segundo a autarquia, alguns dos locais prioritários são as zonas envolventes aos centros de saúde, minimercados, supermercados, farmácias, bancos, CTT, IPSS, Lares, Bombeiros e Câmara Municipal.

Contudo, de acordo com a Câmara Municipal, as limpezas já foram alargadas “a um conjunto de farmácias, padarias, supermercados, talhos, frutarias, entre outros espaços”, nas freguesias de Raimonda, Eiriz, Carvalhosa, Figueiró, Penamaior, Frazão, Mexomil, Freamunde e Paços de Ferreira.

O processo é realizado por pressão e efetuado a um metro das superfícies, inclindo duas etapas: uma limpeza com um detergente comum e a desinfeção com com solução de hipoclorito de sódio, contendo 1000 ppm de cloro ativado.

“Esta pandemia ainda está no seu início, pelo que é fundamental que todos façamos a nossa parte. Só assim conseguiremos derrotar este Covid-19”, recordou a Câmara Municipal de Paços de Ferreira.