Protesto Paredes

Uma habitante da freguesia de Recarei, no concelho de Paredes, esteve esta segunda-feira, em protesto, em frente ao edifício da Câmara Municipal. Hélia Lobo quer uma alteração ao Plano Diretor Municipal (PDM) que diz ter-lhe sido prometida por Elias Barros, à data vereador com o pelouro da Proteção Civil, para que o filho possa construir uma habitação.

Ao Jornal IMEDIATO, a municípe conta que este caso se arrasta há sete anos, altura em que o filho quis avançar com a construção em Além do Rio, na freguesia de Recarei, concelho de Paredes. “Disseram-me que não podia construir porque era um terreno com elevado risco de incêndio”, relata a mulher.

Depois desta primeira informação, Hélia Lobo diz que todos os meses se dirigia aos paços do concelho para perceber do andamento do caso, já que lhe foi dito que ficaria resolvido “com a alteração do PDM”.

Em 2021, antes das eleições, diz que meteu um projeto para a construção. “Mas a um mês das eleições estava tudo na mesma e eu fui para a porta da Câmara dizer que não saía de lá enquanto não fosse recebida pelo vereador. Disseram-me que ele não estava, mas que iria depois fazer uma visita ao terreno”, contou Hélia Lobo.

Segundo a mulher, esta visita aconteceu e a informação que lhe foi dada pelo vereador no local foi de que seria possível construir. “E disse-me que se ganhasse as eleições ia resolver o assunto, porque não havia nenhuma razão para não se poder construir. Mas na semana passada mandaram-me uma carta a dizer que não podia construir”, lamenta a mulher.

Ao Jornal IMEDIATO, fonte oficial do município afirmou que neste momento não há enquadramento e que tendo em conta o PDM não é possível a construção no local, por se tratar de uma zona de uso múltiplo, de floresta de produção e de elevado risco de incêndio.

Fonte da autarquia diz ainda que não existe nenhum projeto apresentado por Hélia Lobo, tendo esta apenas feito um pedido de informação prévia, que foi indeferido em 2020 e em 2023. Diz ainda que os serviços já receberam a senhora várias vezes, tenho-lhe já explicado que não é possível construir no terreno

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *