O Mosteiro de Ferreira, no concelho de Paços de Ferreira, e o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, vão receber este sábado duas atuações do grupo de música antiga Iberian Ensemble. Estes concertos ocorrem no âmbito do I Ciclo de Música Antiga pelo Interior do Património que vai trazer, este mês, cinco atuações ao Tâmega e Sousa.
No sábado, a primeira atuação vai acontecer no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, pelas 16h, seguindo-se, às 21h, o Mosteiro de Ferreira. Em Pombeiro, o espetáculo vai contar com a participação dos músicos Alexandre Andrade, no traverso, e Liliana Sophia, no órgão de tubos, e, no Mosteiro de Ferreira, estarão Alexandre Andrade, no traverso, David Cruz, no violoncelo barroco, e João Ferreira, na teorba.
“O Iberian Ensemble é um grupo de música antiga que dedica as suas atuações ao repertório dos séculos XVII e XVIII. Partindo de instrumentos da época, os seus programas procuram evidenciar os grandes compositores de referência europeia, bem como os mestres do barroco ibérico”, explica a Rota do Românico, em comunicado.
O repertório do I Ciclo de Música Antiga pelo Interior do Património conta com obras de Carlos Seixas (1704-1742), Domenico Scarlatti (1685-1757), Arcangelo Corelli (1653-1713) e Pedro António Avondano (1741-1788).
A entrada nos concertos é gratuita, condicionada à lotação dos espaços, por ordem de chegada.
Os restantes três concertos do Ciclo de Música Antiga, em novembro, estão agendados para o dia 20, no Mosteiro de São Bento de Arnoia, em Celorico de Basto, e para o dia 30, no Centro Cultural Maria Amélia Laranjeira e na Igreja dos Clérigos de São Pedro, ambos em Amarante.