Património / Rota do Românico
Fotografia: Rota do Românico

Está patente, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, uma exposição fotográfica em que os 58 monumentos que integram a Rota do Românico dão o seu lugar “de estrelato” aos Cuidadores do Património que diariamente zelam pela sua preservação.

“As fotos, da autoria de Luís Barbosa, destacam, num registo intimista, as relações de afeto que unem estas pessoas, de várias idades, aos bens patrimoniais da Rota do Românico”, explica um comunicado da entidade que indica ainda que a exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 18 horas, até 30 de janeiro de 2022.

Este reconhecimento surge no âmbito do dia do Cuidador do Património, instituido pela Rota no dia 18 de outubro e celebrado pela primeira vez no ano passado. “Esta iniciativa inédita em Portugal pretende homenagear todos aqueles que, de forma dedicada e incondicional, zelam e acarinham os nossos monumentos, constituindo também uma inestimável memória viva do local”, é considerado.

Paralelamente, os “guardiões” do património regional foram também agraciados com um cabaz de produtos regionais dos 12 concelhos que integram a Rota do Românico. Estas ações enquadram-se no projeto Cuidadores do Património, um dos 11 vencedores do concurso Histórias do Património Europeu 2020, promovido pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.