Mosteiro Ferreira Pacos de Ferreira

A Rota do Românico e a Paróquia de São Pedro de Ferreira promovem no próximo domingo, dia 11 de dezembro, pelas 15 horas, no Mosteiro de Ferreira, em Paços de Ferreira, uma sessão de apresentação do livro de fotografias “Cuidadores do Património da Rota do Românico”. A entrada é livre.

O livro contém mais de 300 imagens, “num olhar pessoal e intimista do fotógrafo portuense Luís Barbosa, cuja estética realça a cumplicidade entre o cuidador e o seu monumento, num diálogo equilibrado de luz e sombra. Um trabalho de rostos, gestos e emoções, mas também de um singular registo das particularidades arquitetónicas e artísticas do património edificado da Rota do Românico”.

O dia do Cuidador do Património foi celebrado pela primeira vez no dia 18 de outubro de 2020, numa iniciativa inédita em Portugal. Desde então, a Rota do Românico, tem vindo a realizar diversas atividades associadas.

O projeto Cuidadores do Património da Rota do Românico, que pretende homenagear todos aqueles cidadãos que, de forma dedicada e incondicional, cuidam e acarinham os bens patrimoniais, constituindo também uma inestimável memória viva do local, foi distinguido, este ano, pelos prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), na categoria Inovação e Criatividade, e pelo prémio internacional TRANSROMANICA.

Livro Cuidadores Patrimonio 1200x628 1

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.