Mercadona Pacos de Ferreira 1

A Mercadona, cadeia de supermercados físicos e de venda online, aumentou no ano passado as suas vendas em 3,3%, para um total de 27.819 milhões de euros. Deste valor, 415 milhões correspondem às vendas das suas 29 lojas em território nacional, cerca de 3% do total.

Nos últimos meses, tendo em conta uma “conjuntura inflacionista” causada pelo “contexto económico e social complexo” que provocou aumento nos custos, a empresa espanhola decidiu “minimizar o respetivo impacto nos preços de venda” ao não deixar repercutir nos seus clientes a totalidade “desses aumentos significativos” – ação que gerou uma redução de 6% do seu lucro líquido, que em 2021 foi de 680 milhões de euros.

Mercadona investiu 1.200 milhões de euros e criou mil postos de trabalho em 2021

“A Mercadona continuou a avançar na sua brutal transformação para consolidar um modelo de empresa mais digital, produtiva e sustentável. Para isso, e durante 2021, realizou um novo esforço de investimento de 1.200 milhões de euros, valor que somado ao investimento dos três exercícios anteriores ultrapassa os 5.000 milhões de euros”, indica o grupo, em comunicado enviado ao IMEDIATO.

O ano passado foi encerrado com um total de 1.662 supermercados Mercadona, 29 dos quais em Portugal. Nos 12 meses de 2021 foram inauguradas 79 novas superfícies, nove em território nacional, e criados 1.000 novos postos de trabalho diretos, o que fez subir o total da equipa para 96.000 pessoas, 2.500 em Portugal.

A previsão para 2022 é abrir mais dez lojas em Portugal, “tendo em vista a continuidade do seu projeto de expansão no país”, indica o comunicado.

Investimentos de 1.100 milhões de euros e mil novos empregos em 2022

A Mercadona prevê investir um total de 1.100 milhões de euros em 2022 para continuar a impulsionar o seu plano estratégico de transformação. Estes recursos destinar-se-ão, principalmente, à abertura de 68 novos supermercados, 58 em Espanha e 10 em Portugal, assim como à remodelação de 43 supermercados para os adequar ao Modelo de Loja Eficiente (Loja 8) e à implantação da nova secção de Pronto a Comer em mais 150 supermercados. Para tudo isso, a empresa conta criar mais de 1.000 postos de trabalho em 2022, entre Portugal e Espanha.

Citado na nota de imprensa do grupo, o presidente da Mercadona, Juan Roig, afirma que este ano “o plano de investimento continua”. “Certamente vai continuar a ser um ano muito, muito difícil que vamos superar aplicando o nosso Modelo de Qualidade Total, que é o nosso farol para navegar neste cenário de incerteza que estamos a viver. Tenho a certeza de que com o esforço individual e coletivo dos 96.000 colaboradores, vamos conseguir as metas a que nos propusemos”, remata.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *