Maria Beatriz Oliveira, guitarrista
Fotografia: Direitos Reservados

Vai acontecer, no sábado, o segundo concerto da 4ª edição do projeto «Young Guitar Masters Paredes». A jovem guitarrista Maria Beatriz Oliveira vai mostrar o seu trabalho num concerto a solo, na Igreja de Beire, em Paredes, com entrada livre.

“‘Guitarra no feminino’ foi o mote para a escolha do repertório deste concerto. Com um programa inteiramente dedicado às composições de mulheres portuguesas, faremos uma viagem através de paisagens sonoras criadas com recurso a técnicas composicionais e efeitos vanguardistas que convidam a um novo olhar sobre a funcionalidade e expressividade do instrumento”, indica a organização do evento, em comunicado.

A guitarrista Maria Beatriz Oliveira vai interpretar o trabalho de compositoras como Clotilde Rosa, Ângela da Ponte e Inés Badalo, fazendo também a “estreia absoluta de duas obras escritas durante o período pandémico que pretendem espelhar alguns dos sentimentos vivenciados durante o mesmo”.

Levar a guitarra a todo o território nacional, criar um circuito regular de concertos de guitarra clássica em Portugal e apoiar e promover jovens guitarristas portugueses em início de carreira são objetivos fundamentais do «Young Guitar Masters», que abrange locais emblemáticos e históricos de várias cidades do país.

Em Paredes, o evento conta com Direção Artística de Daniel Lemos e Nuno Cachada, com organização do Município de Paredes e a 3M Associação Artística Social e Cultural. O concerto de Maria Beatriz Oliveira vai acontecer no sábado, às 21:30, e é a segunda das três atuações que o projeto vai trazer ao concelho paredense.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.