Paços de Ferreira / visita a Cabo Verde
Primeiro-ministro cabo-verdiano reunido com comitiva pacense. Fotografia: Município de Paços de Ferreira

Uma comitiva encabeçada pelo presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, esteve na passada semana em Cabo Verde para reuniões de trabalho, nomeadamente com o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, e ministro das Finanças e Economia, Olavo Correia.

O objetivo foi, segundo comunicado enviado pela autarquia, “fixar os termos para garantir a jovens cabo-verdianos as condições de realizarem a sua formação profissional em empresas do concelho”. Este programa é encarado como uma forma de resposta “às necessidades de mão-de-obra existentes no concelho e na região”.

A Câmara Municipal reportou ainda que a emissão de vistos para Portugal tem sido “uma das dificuldades sentidas pelas entidades de Cabo Verde” ligadas ao emprego. Contudo, esta problemática vai estar “brevemente resolvida”, indica, com a entrada em vigor da nova proposta de lei que altera a lei dos estrangeiros e garante a aplicação do acordo sobre a mobilidade entre Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP.

A nova lei vai permitir criar “um regime de facilitação de emissão de vistos em Portugal”, que se traduz numa maior facilidade para as empresas de Paços de Ferreira e da região envolvente de “receberem, no mais curto espaço de tempo trabalhadores cabo-verdianos, ao abrigo de um contrato de trabalho”.

Além deste programa de formação de jovens cabo-verdianos, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira revelou que o governo daquele país manifestou “muito interesse em estabelecer contactos com o tecido empresarial” pacense, disponibilizando mecanismos para “eforçar e alargar a internacionalização das empresas” em Cabo Verde e noutros países africanos.

A comitiva pacense contou integrou ainda o presidente da Assembleia Municipal de Paços de Ferreira, Miguel Costa, e o diretor-executivo da Moveltex, João Vasconcelos. A visita aconteceu no âmbito da conferência internacional «Cabo Verde Investment Forum 2022», que decorreu entre quinta-feira e sábado no país.

Durante a sua estadia em Cabo Verde, reuniram também com responsáveis do Instituto de Emprego e Formação Profissional daquele país, com o diretor-geral de Emprego Formação Profissional no Ministério das Finanças e com o presidente da Associação de Municípios de Cabo Verde e presidente da Câmara de Calheta, S. Miguel (Ilha de Santiago).

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.