iPFR 724 ACTU Carla Lopes
Carla Lopes. Fotografia: Universidade do Porto

Carla Lopes, docente e investigadora natural de Freamunde, foi reconhecida com a Medalha de Mérito da Ordem dos Nutricionistas 2021, distinção destinada “àqueles que pela sua ação e excelência pessoal, tenham colaborado para o desenvolvimento da nutrição e da profissão de nutricionista em Portugal”.

A cerimónia de entrega das medalhas aconteceu na Fundação Eng.º António de Almeida, no Porto, a 28 de abril. Foram homenageados 11 docentes e investigadores portugueses, três destes a título póstumo.

Carla Lopes é professora associada da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) com Agregação em Saúde Pública. É investigadora integrada da Unidade de Investigação em Epidemiologia do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e do Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional (ITR), onde coordena a linha temática «Investigação do curso de vida e envelhecimento saudável” e o laboratório em “Nutrição e Saúde Cardiometabólica», descreve o gabinete de comunicação da Universidade do Porto, na sua página.

Membro da Comissão Executiva da Associação das Escolas de Saúde Pública Europeias (ASPHER), foi coordenadora do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF 2015-2016) e integra a “Food Consumption Data Network” da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA). Integrou a Direção da Associação Portuguesa dos Nutricionistas (2007/2010). Foi Presidente do Conselho Geral da Ordem dos Nutricionistas entre 2015 e 2019, e membro da Comissão Instaladora para a Especialidade em Nutrição Comunitária e Saúde Pública.

Também os docentes da UP Maria Daniel Vaz de Almeida, Pedro Graça e Pedro Moreira viram reconhecido o seu contributo “para o desenvolvimento da nutrição e da profissão de nutricionista em Portugal” com a medalha.

Recorde a entrevista da investigadora freamundense ao IMEDIATO.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.